Ao longo dos anos, a estrutura organizacional do trabalho passou por grandes mudanças e ainda continua se desenvolvendo. Nesse sentido, cada vez mais as empresas estão se atentando para o fato de que os processos de Gestão de Pessoas precisam estar alinhados com as transformações da sociedade e atuar de uma forma mais humanizada. Assim, a Gestão Humanizada tem estado em evidência e traz novas possibilidades para o mundo do trabalho, em que os processos de produção passam a ser vistos a partir de uma outra perspectiva, que agora, considera e se adapta às necessidades dos colaboradores. Com isso, as empresas tiram o seu foco apenas da lucratividade dos negócios para valorizar e investir no seu maior capital, o capital humano. Pessoas não são máquinas e precisam ser consideradas e incluídas nos processos de trabalho dos quais elas também fazem parte, algo que por muito tempo não aconteceu.
Antes nos processos organizacionais, apenas os gestores e líderes participavam e tinham a responsabilidade ativa pelos processos decisórios, mas muito está mudando e agora, muitas organizações estão se abrindo para o desenvolvimento de formas de gestão mais flexíveis e participativas que incluem todos os envolvidos e permitem que os colaboradores possam estar mais engajados.
Cada vez mais as pessoas buscam por trabalhos que lhes possibilitem o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, em que se sintam reconhecidas e tenham suas dificuldades e necessidades validadas. Mais do que buscar por melhores condições de trabalho e qualidade de vida, também desejam um ambiente que seja agradável e promova saúde mental, que também estimule o desenvolvimento das suas potencialidades.
Como a mão-de-obra qualificada está se tornando mais escassa e as empresas estão mais competitivas, as organizações passam a se preocupar com a retenção dos seus bons profissionais, caso contrário, correm o risco de vê-los indo trabalhar em outras empresas. Um dos desafios enfrentados por muitas empresas são os altos índices de rotatividade de colaboradores e afastamentos de trabalho, que geram custos para a organização e afetam o trabalho de produção.
Fazer uma boa gestão de pessoas é fundamental para o sucesso de uma empresa e isso só se consegue quando se investe e valoriza o seu time de colaboradores. São posturas como essas que permitem que os colaboradores queiram permanecer na organização e possam desenvolver o seu melhor no trabalho. Quando o trabalhador se sente valorizado e consegue trabalhar em um ambiente mais saudável, ele adoece menos e consequentemente entrega melhores resultados.
Se as empresas querem aumentar os níveis de produtividade e alcançar resultados positivos, é necessário considerar as pessoas envolvidas nesses processos, cada uma com suas particularidades e buscar compreender suas demandas e necessidades.
Uma organização com um modelo de gestão humanizado busca desenvolver melhores relacionamentos interpessoais entre seus colaboradores, além de processos de comunicação mais eficazes e assertivos entre as equipes de trabalho. Um ponto fundamental também, é que os líderes e gestores precisam estar mais próximos de seus liderados para que assim se consiga desenvolver uma equipe unida e coesa, que se apoia mutuamente e sente que tem suporte quando precisa.
A gestão humanizada traz impactos positivos para as empresas, uma vez que possibilita o aumento nos níveis de satisfação dos colaboradores com o seu trabalho e com o ambiente organizacional, e como efeito, gera mais lucro e produtividade para a organização. Processos de gestão humanizados também contribuem para a redução dos problemas de rotatividade e absenteísmo.
Quando uma empresa investe em uma gestão humanizada, ela se torna mais atrativa para os profissionais qualificados que estão em busca de recolocação e ganha vantagem competitiva no mercado. Com atitudes simples é possível começar a desenvolver uma gestão mais humanizada dentro do ambiente corporativo, mas para isso, os gestores e líderes precisam conhecer melhor seus liderados e suas reais necessidades.
Dentro desse processo, é importante reconhecer o esforço e desempenho de cada colaborador, saber dar feedbacks positivos para que eles se sintam valorizados e estimulados a continuar entregando o seu melhor. Além disso, também é importante continuamente focar no desenvolvimento de habilidades através de capacitações e treinamentos e também oferecer oportunidades de promoção no trabalho para aqueles que têm competência e se destacam em sua função. Quando a empresa passa a priorizar os seus colaboradores e reconhecer a importância de cada um em seus processos, todos saem ganhando com isso e o resultado só pode ser positivo.
Elaborado por Aline Fonseca – Coordenadora do Programa PADES do SINDILURB| Revisão Andréia Alves
Last modified: 19 de agosto de 2021