A importância do psicólogo no ambiente organizacional

2 de fevereiro de 2021

Aliado ao trabalho da gestão e das lideranças, o psicólogo organizacional exerce uma atuação estratégica e fundamental no ambiente corporativo. Desde o momento da seleção dos colaboradores até o seu desligamento da organização, o trabalho do psicólogo é essencial, uma vez que possibilita à empresa a construção de um clima organizacional mais agradável e que ofereça melhores condições de trabalho. O psicólogo organizacional atua no setor de Recursos Humanos auxiliando na implementação de políticas de RH que motivem e estimulem o desenvolvimento constante dos colaboradores.

Dentro desse contexto, esse profissional vai estudar e identificar os aspectos emocionais e comportamentais dos trabalhadores que possam estar interferindo no seu desempenho. Compreender também como os colaboradores percebem o ambiente empresarial e se sentem nas situações cotidianas do trabalho, são fatores importantes que fornecem informações para que se possa pensar e planejar pontos de melhoria na organização.

O psicólogo realiza atividades relacionadas aos processos de Recrutamento e Seleção de Pessoas, programas de treinamentos e capacitações, avaliações de desempenho dos colaboradores, avaliações psicológicas para contratações internas e externas. Todo esse trabalho permite que a empresa tenha em seu quadro de trabalhadores pessoas competentes e que estejam mais alinhadas com a cultura organizacional.

O trabalho do psicólogo contribui muito para a melhoria dos processos de comunicação entre colegas e lideranças, para a redução da rotatividade de colaboradores, para o desenvolvimento de melhores relações interpessoais, além de favorecer a promoção da saúde mental. Ele também atua como um mediador na gestão dos conflitos e promove as mudanças organizacionais necessárias.

De uma forma geral, o psicólogo no contexto empresarial, exerce um papel de mediação entre os interesses da organização e o bem-estar dos funcionários.

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, ter um psicólogo trabalhando em conjunto com a gestão e lideranças possibilita às empresas alcançarem melhores resultados.

Trabalhos realizados em condições inadequadas e em um ambiente desagradável podem causar adoecimento e consequentemente, afastamentos do trabalho. Uma empresa que não consegue gerenciar bem os seus problemas não obterá bons resultados, pois o clima organizacional impacta diretamente no desempenho dos trabalhadores. Portanto, otimizar os processos organizacionais traz benefícios tanto para a empresa quanto para o trabalhador.

Equipes que trabalham de forma harmoniosa, em condições favoráveis e com maior qualidade de vida no trabalho, aumentam a sua produtividade e influenciam o sucesso da empresa.

As organizações que se preocupam com essas questões e adotam programas para aumentar a satisfação dos seus colaboradores e potencializar suas habilidades e competências, assumem posição estratégica no mercado de trabalho e se tornam mais atrativas. O principal capital de uma empresa é o ser humano e para gerar bons resultados, torna-se necessário o investimento constante no desenvolvimento de pessoas e de boas relações interpessoais.

Um colaborador satisfeito e que trabalha em condições favoráveis, aumenta sua produtividade, tem menos chances de desenvolver doenças ocupacionais, tem um melhor relacionamento com seus colegas e com sua liderança. Portanto, cada vez mais é fundamental que as empresas tenham um RH fortalecido e que valorize o trabalho do psicólogo organizacional.

Elaborado por Aline Fonseca – Coordenadora do Programa PADES do SINDILURB

Last modified: 2 de fevereiro de 2021