Como conversar com quem pensa muito diferente de você?

27 de janeiro de 2022

Certos assuntos são polêmicos de se conversar com as pessoas e na maioria das vezes, acabam gerando conflitos, principalmente quando os pontos de vista sobre um mesmo tema são divergentes. Há um velho ditado popular que diz: “política, futebol e religião não se discutem”, pois, é bem provável que a conversa termine em desentendimentos. Quanto a isso, percebemos claramente nas últimas eleições presidenciais, como a polaridade de posicionamentos sobre política dividiu as pessoas e os ânimos ficaram exaltados. Discussões nas redes sociais, rompimentos de amizades, familiares sem conversar um com o outro. Porém, há um preço que pagamos quando isso acontece, todos saem perdendo e a qualidade dos relacionamentos interpessoais é diretamente afetada.

A comunicação é uma habilidade essencial em qualquer área da vida. Saber interagir de forma assertiva e principalmente, conseguir  dialogar com quem pensa diferente, é uma habilidade fundamental, seja na área profissional ou pessoal, contudo, poucos conseguem ter essa capacidade.

Pensando nisso, trouxemos no Dicas Rápidas para Aprendizagem da semana uma sugestão de vídeo que irá abordar como ter conversas difíceis e te ensinará alguns passos para aprender a conversar melhor com as pessoas, sem que isso se torne um embate.

O objetivo de um debate de ideias não  é cada pessoa impor o seu ponto de vista para o outro e nem ser motivo de discórdia entre as pessoas. Aceitar e conviver com as diferenças, e principalmente, usá-las como algo que vem a acrescentar às relações é  um primeiro passo para se construir melhores relacionamentos.

Quando você desenvolve a capacidade de escutar o outro sem julgamento, sem querer impor o que acredita, você consegue criar uma verdadeira conexão com as pessoas, desenvolve empatia e ambos crescem e aprendem nesse encontro.

Então, não perca nossa sugestão da semana e descubra como você pode aprender a conversar com quem pensa muito diferente de você.

Elaborado por: Aline Fonseca | Revisão: Andréia Araujo