Como você deseja que seja seu 2022?

29 de dezembro de 2021

Estamos a poucos dias do final de 2021. Enquanto para algumas pessoas o encerramento de um ano é motivo de alegria e comemoração pelas metas e conquistas alcançadas, para outras pessoas, o fim do ano vem acompanhado de uma certa frustração, por sentirem que o ano passou rápido demais e não realizaram nada do que desejavam.

Como foi o seu ano de 2021? Independente se você teve um ano de muitas realizações ou não, o tempo passa para todos e não volta. Então, aqui estamos na reta final de mais um ano. Um ciclo se encerra para dar início a outro. Assim é a vida, feita de ciclos! E para que você comece bem o novo ciclo que se inicia, é importante deixar ir o ciclo que termina para estar aberto às novas oportunidades e experiências que estão por vir. Por isso, o fim do ano é um momento bem oportuno para se fazer um “fechamento para balanço” e refletir sobre os aprendizados e experiências que você teve durante o ano, quais foram os desafios enfrentados, o que você tem a agradecer e como deseja começar 2022.

Se você está terminando o ano se sentindo frustrado por não ter alcançado o que queria, o que pode fazer para que em 2022 os seus resultados sejam mais satisfatórios? Como você pode direcionar as suas ações e esforços para realizar suas metas? Esse é o momento para planejar o novo ano. O que você pretende conquistar, o que precisa aprender ou melhorar, o que pode ser feito de forma diferente? Pense como deseja estar em cada área da sua vida, quais são os seus sonhos e o que precisa começar a fazer para caminhar em direção a eles?

Na sua carreira, enquanto profissional, enquanto empresa, o que vai levar de 2021? Quais foram os seus aprendizados e como esse conhecimento pode ser transformado em ação para que em 2022 você e a sua equipe de trabalho, ou sua equipe de liderados, possam se desenvolver ainda mais e obter melhores resultados? O que não funcionou em 2021 que pode ser repensado para o próximo ano? É importante fazer a gestão de todo o conhecimento gerado dentro da organização para pensar novas metas e estratégias que irão trazer mais inovação, desenvolvimento e consequentemente, os resultados que a empresa deseja alcançar. Por isso, é fundamental identificar quais conhecimentos e competências os colaboradores possuem e quais precisam ser desenvolvidos ou precisam ser melhor utilizados para o crescimento contínuo da empresa e melhor desempenho de cada um.

Seja na vida pessoal ou profissional, qualquer que seja o objetivo, para alcança-lo é necessário planejamento e ação. Mas antes de iniciar o planejamento, é importante ter clareza de onde você ou a sua empresa estão no momento, para então, traçar a rota que irá lhes conduzir a alcançar os objetivos. Para elaborar sua estratégia, é preciso considerar qual é a sua realidade e o que pode ser feito a partir dela. Com base nisso, é possível ter um ponto de partida que irá orientar as suas ações.

O dia tem as mesmas 24 horas para todas as pessoas, mas nem todas conseguem organizar bem esse tempo para que seja usado de forma produtiva e que esteja alinhado com os resultados que se pretende alcançar. Por isso, é necessário colocar o conhecimento em ação, estabelecer qual a prioridade no momento, definir prazos para a execução de cada meta e trabalhar focado nisso. Quando a pessoa não tem clareza de qual é a sua prioridade, acaba perdendo tempo com o que não é importante e então, corre o risco de chegar ao fim de mais um ano sem as realizações esperadas.

Para alcançar resultados de alta performance é necessário diariamente colocar em prática pequenas ações que te direcionarão para isso. Já dizia Lao-Tsé, filósofo da China antiga que, “Saber e não fazer, é não saber ainda”, portanto, é preciso estar em movimento e fazer o que precisa ser feito para que você avance em direção aos seus objetivos. Mas não se esqueça que é importante comemorar as pequenas realizações diárias. Às vezes focamos em grandes conquistas que esquecemos de apreciar as pequenas atitudes que vão se somando e são elas que nos direcionam ao que queremos. Então, não menospreze o que conseguiu fazer, valorize os seus avanços e continue fazendo o seu melhor todos os dias.

O momento está aí, porém é preciso se colocar em ação, caso contrário, as promessas de um novo ano, ficarão apenas no papel e ao chegar ao fim de 2022, não terá frutos para colher. Como você deseja chegar ao final de 2022? As páginas ainda estão em branco para serem preenchidas.

“O segredo para avançar é começar. O segredo para começar é dividir as tarefas complexas e esmagadoras em tarefas pequenas e administráveis e começar pela primeira.”  (Mark Twain)

Elaborado por: Aline Fonseca – Coordenadora do PADES do SINDILURB-MG | Revisão: Andréia Araujo