Coursera: Uma plataforma de aprendizagem internacional

11 de fevereiro de 2020

Em julho de 2017, falamos pela primeira vez em nosso Blog sobre o Coursera. Vale a pena voltar ao assunto, ainda mais nesta era tão tecnológica e com a popularização da Educação à Distância (EAD).

O que é o Coursera?

É uma plataforma educacional norte-americana, fundada pelos professores Andrew Ng e Daphne Koller, da univeridade de Stanford. A plataforma oferece vários programas de estudo, que são: cursos, especializações, certificações profissionais, certificação Mastertrack, entre outros.

Gratuidade e auxilio financeiro

Todos os cursos da plataforma são gratuitos, ou seja, o aluno tem acesso ao conteúdo dos vídeos. Caso o aluno opte por obter o certificado autenticado, pode pagar uma taxa para obtê-lo. Além disso, o Coursera possui um programa de “Auxílio Financeiro” para aqueles que desejam o certificado, mas não possuem condições financeiras. A solicitação do auxílio financeiro é muito simples, basta acessar o link de inscrição constante em todos os cursos, e responder a algumas perguntas.

Formato das aulas

O Coursera oferece aulas em formato de vídeos, e como complemento do aprendizado que esta sendo desenvolvido, indica várias opções de leitura obrigatória.

Como funciona?

É necessário assistir a todos os vídeos e também realizar todas as leituras e exercícios propostos. Ao final de cada semana de curso é preciso realizar uma avaliação da qual o aluno precisa ser aprovado com pelo menos 80% de aproveitamento.

IOS e Android

Para facilitar ainda mais o acesso ao curso, o Coursera também possui um aplicativo para IOS e Android, o que possibilita baixar os vídeos para o acesso offline.

Idioma dos cursos

A maior parte dos cursos estão disponíveis em inglês com legenda em diversas línguas, inclusive, em português. Várias instituições nacionais como USP, Unicamp e Fundação Lemann disponibilizam cursos em nosso idioma.

O idioma não é uma barreira para os cursos que não possuem legenda em português. É possível usar o tradutor do Google para traduzir a página, visto que, todos os vídeos possuem a transcrição do que esta sendo dito no vídeo. Para traduzir a página, como indicado na figura, é preciso estar usando o Chrome.

Disciplina e vontade de crescer

Não basta existir uma plataforma de aprendizado que facilite o aprendizado, se não existir dentro de cada individuo a paixão por aprender. É por meio do conhecimento que vamos adquirindo novos saberes que nos tornam profissionais melhores e mais capacitados. Disciplina e vontade de crescer e se desenvolver são ingredientes essenciais para o desenvolvimento humano.

Aprendizagem mediada

Cada organização pode criar sua estratégia de aprendizado. Pode formar grupos de estudos para um determinado curso. É simples e fácil,e nós do SINDILURB podemos auxiliar no desenvolvimento destes projetos de desenvolvimento. Entre em contato conosco, podemos lhe ajudar a desenvolver um percurso formativo para seus colaboradores usando da plataforma do Coursera.

E o resultado só pode ser crescimento organizacional e ganho de competitividade no mercado.

Não deixe para amanhã o desenvolvimento de conhecimentos críticos para o seu negócio, temos a certeza que nesta plataforma existem muitos  conhecimentos aderentes às necessidades do seu negócio.

Para mais informações entre em contato com a coordenação do programa PADES do Sindilurb  pelo whatsApp (31)(9476-4792).

Aline Fonseca - Coordenação do Programa PADES do Sindilurb

Last modified: 11 de fevereiro de 2020