Dicas de curso | As possibilidades da Internet para o aprendizado organizacional|

3 de janeiro de 2020

Hoje o nosso Boletim Dicas de Cursos vem provocar uma reflexão importante para o ambiente organizacional. A questão que norteará nossa reflexão de hoje é: ” Qual o grau de importância atribuímos o conhecimento organizacional”?

Seja por meio de treinamentos ou capacitações, seja por meio participações externas para a busca do conhecimento, qual a importância atribuímos ao saber como fator de competitividade. Será que estamos reservando tempo para planejar os conhecimentos críticos para nosso negócio? Ou será que passamos tempo demais apagando os incêndios operacionais que assolam diariamente nossa prestação de serviços?

Pela realidade observada na maior parte das organizações, infelizmente, despendemos tempo demais apagando os incêndios operacionais decorrentes do dia a dia. A questão é, será que há algum tipo de plano de ação que poderia nos direcionar melhor para alavancar competitividade, nos permitindo planejar melhor nossa rotina e ainda adquirido os conhecimentos essenciais para manutenção do negócio e superação da concorrência?

A resposta é que há, porém as organizações estão viciadas em apagar incêndios e acreditam que planejar é perda de tempo. (1° paradigma que deve ser quebrado).  O primeiro passo é trabalhar para quebrar os paradigmas organizacionais, se abrir a inovação. Porém, se abrir à inovação é se abrir a contestação do status quo, ou seja, o estado [atual] das coisas. Veja o vídeo abaixo e  observe como nascem os paradigmas.

O segundo ponto que precisamos refletir é : Possuímos uma cultura voltada para o aprendizado organizacional? Damos a devida importância para o conhecimento dentro das nossas organizações? Se a resposta for não, precisamos inserir uma cultura voltada para o aprendizado, onde a organização se torne uma organização que aprende o tempo todo e tem o conhecimento o fundamento da competitividade. Mas como fazer isso?

Não dá para transformar uma cultura do dia para noite,é preciso desenvolver um projeto audacioso, porém com doses pequenas, para que os novos hábitos se formem e se consolidem, e aí sim substituam os antigos e maus hábitos.

Last modified: 3 de janeiro de 2020