Dicas Rápidas para Aprendizagem – Por Que Você Não Sabe Ouvir: 4 razões

18 de junho de 2021

“Sempre vejo anunciados cursos de oratória. Nunca vi anunciado curso de escutatória. Todo mundo quer aprender a falar. Ninguém quer aprender a ouvir…” (Rubem Alves)

Saber se comunicar bem é uma habilidade muito valorizada e que tem sua importância, pois em toda interação humana há algum tipo de comunicação.

Muitos conflitos são gerados por falhas na comunicação e, portanto, desenvolver essa habilidade é fundamental para se ter relacionamentos melhores e também melhores resultados na vida pessoal e profissional.

Uma outra habilidade também fundamental no processo de comunicação, mas que as pessoas não demonstram dar a mesma importância, é a capacidade de saber ouvir. Mas mais do que simplesmente ouvir, é importante desenvolver uma escuta ativa.

Desenvolver essa habilidade faz toda a diferença, principalmente no ambiente corporativo em pessoas diferentes precisam conviver diariamente e muitos conflitos podem surgir dessa relação. Aproveite nossa sugestão de hoje e descubra por que você não sabe ouvir e o que pode fazer para mudar isso e transformar seus relacionamentos com as pessoas e consigo mesmo.

Elaborado por: Aline Fonseca | Coordenadora do PADES do SINDILURB-MG