Direção econômica – Conhecendo melhor os custos variáveis e os vícios operacionais da direção

19 de outubro de 2020

Você conhece os custos variáveis no transporte de resíduos? Os três maiores custos variáveis em empresas que trabalham com o transporte de resíduos são: combustível, manutenção e pneus. A Figura abaixo nos permite observar como se dá a distribuição destes custos por percentual de participação no montante total dos custos variáveis.

Os custos apresentados apresentam valores médios, porém podem variar de acordo com aplicação, porém no geral, nos dão uma perspectiva geral da distribuição dos custos na maioria dos casos.

Como podemos observar o diesel é o maior dos custos variáveis, correspondendo a 68% do total. Os custos com manutenção correspondem a 18% dos custos variáveis, seguido do custo com pneus que é de 8%. Os demais apresentam menor representatividade, porém é preciso conhecê-los para analisar o quão próximo ou distante sua empresa está desta média.

Agora, a pergunta que não quer calar: será que atitude do motorista pode influenciar positivamente ou negativamente nos custos variáveis?

A resposta é sim!

Observa a importância de trabalhar a atitude e comportamento dos motoristas? E como fazer isso?

É preciso prepará-los, é preciso desenvolver a consciência da importância da direção extra econômica para a empresa e para o próprio meio ambiente.

É preciso trazer conhecimento e entendimento e engajamento com a missão da organização.

Profissionais engajados com o propósito da empresa desempenho seu papel de forma responsável, que consequentemente refletirá em custos e produtividade.

Iniciativas internas como premiações, motorista do mês, ou mesmo bonificações por alcance de metas pode ser um bom caminho para estimular o engajamento de cada um e de uma equipe.

Mas como fazer isso?

Primeiramente é preciso conhecer muito bem seus custos, compará-los com a média geral de custos variáveis e estabelecer metas individuais e grupais.

Outra questão importante é conhecer os vícios operacionais no ato de dirigir. E como afirma Luiz Pigozzo, cada operação e cada empresa possuem uma gama de vícios particulares que comprometem a rentabilidade do negócio.

Você conhece os vícios operacionais da sua operação?

Luiz Pigozzo mapeou 17 vícios operacionais que mais impactam diretamente no consumo de combustível e nos custos operacionais.

A tabela da abaixo foi elaborada a partir de um veículo com câmbio mecânico, com uma média de rodagem de 10.000 km por mês, com uma média de 2,62 km/l.

Cada vício operacional é uma oportunidade de economia. Você conhece os vícios operacionais de operação? Busque conhecê-lo e cria maneira de atuar para diminui-los e consequentemente reduzir seus custos.

Como conhecimento certo e o estímulo às pessoas é possível alcançar reduções nos custos gerando assim mais eficiência para  negócio.

Elaborado por: Aline Fonseca – Coordenadora do Programa PADES do SINDILURB

Last modified: 19 de outubro de 2020