Direção econômica – uma estratégia de redução de custos de combustíveis e de sustentabilidade ambiental

16 de agosto de 2020

Cada vez mais as organizações precisam pensar em formas de se diferenciar de seus concorrentes. Buscar diferenciação nem sempre é fácil, requer investimento e um planejamento estratégico muito bem elaborado e monitorado.

A matéria deste mês vai abordar o assunto Direção Econômica, por entendermos que esta é uma forma de obter diferenciação em custos entre os concorrentes e que nem sempre é colocada em prática  pelas organizações.

Você sabia que o custo com o combustível é o mais alto e pode chegar a 70% ou mais do custo variável de uma operação?

Com a tecnologia em alta, existem hoje no mercado várias alternativas para gerir o consumo de combustível e rastreá-lo ao longo de seu ciclo de consumo, porém,  muitas vezes o custo de gestão destas tecnologias acaba sendo mais alto que a economia que estas  proporcionam. Além disso, como estes sistemas são geridos por pessoas, demandam mão de obra para operá-lo, o que acaba gerando mais um custo.

As possibilidades de economia no consumo de combustível podem ser mais simples do que se imagina, mas isso requer planejamento, organização e motivação dos envolvidos. Um planejamento estratégico com este foco irá se desdobrar em Planos de Ação que, se bem conduzidos, amparados com as ferramentas e pessoas certas, engajadas com alcance destes objetivos, a empresa irá conseguir êxito na redução dos custos com combustível.

Além de um planejamento estratégico estruturado é muito importante a compreensão da influência do fator humano neste processo de redução de custos de combustível. Um foco importante deste planejamento é a gestão das pessoas que executam as atividades que consomem combustível. Sabemos que o sucesso de um programa de redução de combustível está atrelado as atitudes e comportamentos do condutor, para tanto é muito importante gerenciar bem esta relação, mantendo-o motivado e engajado com os propósitos organizacionais.

Se a empresa não atuar diretamente no engajamento dos condutores, que refletirá em seus comportamentos e atitudes, dificilmente ela obterá êxito neste projeto de redução.

Qualquer que seja o tipo de veículo, seja de passageiros ou de carga, a atitude do condutor ao dirigir tem uma parcela enorme nos custos de uma operação de transporte de pessoas ou carga.

O estilo de dirigir do motorista voltado para uma direção econômica, além de auxiliar na redução de custos de combustível vai acabar auxiliando na redução de outros custos,  como por exemplo:

• Manutenção de veículos;
  • Redução de acidentes;
  • Conservação dos veículos e consequente aumento no valor de revenda do bem patrimonial;
  • Entre outros.

A primeira sugestão que trazemos para sua empresa é: foque na elaboração de um bom plano estratégico que lhe permita atuar sobre vários planos de ação que lhe ajudarão a alcançar seu objetivo de redução de custos de combustível.

A segunda dica é dar atenção ao fator humano na obtenção deste objetivo de redução de custos, elaborando planos de ação com foco no comportamento e atitude do condutor, sempre enfatizando a importância do comportamento ético e moral. O foco da empresa deve ser o de trabalhar ações que provoquem reflexões sobre a importância da ética e da moral no exercício das atividades profissionais, que reflete a imagem da empresa na sociedade.

Outra coisa que precisamos desenvolver com nossos condutores é que eles formam a empresa, eles que a representam no dia a dia na execução das atividades. É preciso dar o devido valor a estes profissionais, criando formas de valorização de modo que eles percebam o valor que possuem para a empresa e para a sociedade. Uma dica é trabalhar a missão organizacional, plantá-la no coração de cada um. Quando trabalhamos por um propósito nossas ações têm um significado e uma responsabilidade maior.

Qual o propósito da atividade da limpeza urbana? Nosso propósito é proporcionar para toda a sociedade um meio ambiente seguro e saudável, livre de vetores causadores de doenças. Cada colaborador tem importante papel no alcance deste objetivo, e isto deve ser lembrado e reconhecido.

É preciso levar nossos condutores a refletir também que uma direção responsável com foco em economizar auxilia na diminuição da emissão de gases no meio ambiente, contribuindo para a redução da poluição do ar que todos respiramos. Essa atitude atua para o bem de todos. Além disso, esta preocupação com o meio ambiente fortalece os valores da empresa, quando o assunto é meio ambiente ou responsabilidade ambiental. Pode e deve ser usada para fortalecer a imagem da empresa entre seus colaboradores, clientes e sociedade em geral.

Nos próximos artigos daremos continuidade a este conteúdo. Traremos conteúdos que lhe ajudarão a realizar esta planejamento estratégico com foco na redução de custos e combustível.

Até lá!

Elaborado por: Aline Fonseca - Coordenadora do Programa PADES