Educação ambiental: começar agora para colher logo adiante

4 de maio de 2021

Por muito tempo, o ser humano exerceu uma relação de dominação sobre a natureza e seus recursos, sem muita preocupação com a preservação ambiental e com as consequências disso a longo prazo. Contudo, percebemos cada vez mais que, a forma como lidamos com o meio ambiente precisa ser repensada, pois, essa interação traz vários impactos negativos que afetam diretamente a vida no planeta. Alguns desses impactos já podem ser percebidos, entre eles, nos efeitos das mudanças climáticas em todo o mundo. Além disso, podemos observar que os recursos naturais estão começando a se esgotar e a natureza mostra os efeitos que essa ação do ser humano está causando, apontando que precisamos buscar por formas de desenvolvimento que sejam mais sustentáveis e que pensem no ser humano e na natureza como um todo que está interligado.

A preocupação em torno da educação ambiental e conscientização das pessoas acerca dessa responsabilidade está cada vez mais em pauta, uma vez que é preciso cuidar do nosso planeta para que a vida continue sendo possível e possamos deixar um mundo melhor para as próximas gerações. Em uma sociedade como a nossa, que estimula o consumo excessivo e produz grandes quantidades de lixo todos os dias, desenvolver nas pessoas a consciência sobre a importância da educação ambiental é fundamental.

Em sua maior parte, o lixo produzido é descartado de forma inadequada, o que acaba contaminando o solo e os rios, trazendo danos para a fauna e flora e afetando também aos seres humanos.  Hoje, a questão da sustentabilidade é uma demanda global e também uma preocupação para a maioria das pessoas. Desenvolver consciência ambiental envolve um conjunto de ações de todos, principalmente por parte das empresas, uma vez que as indústrias são responsáveis por grande parte da poluição e dos impactos causados ao meio ambiente.

Além de buscar por um desenvolvimento mais sustentável, as corporações também precisam ajudar a disseminar e incentivar uma cultura de educação ambiental em seus colaboradores que se estenda a toda a sociedade. Cada vez mais, cresce no mercado a oferta de produtos ecologicamente corretos e a busca das pessoas por hábitos que não prejudiquem ao meio ambiente.

As organizações que assumem uma postura de consciência ambiental, que buscam reduzir a geração de resíduos em seus processos, assim como fazer o descarte correto do lixo produzido, além de estarem contribuindo para uma melhor qualidade de vida de todos, se destacam entre as demais empresas e se mantém sustentáveis ao longo do tempo.

A educação ambiental é uma responsabilidade que compete a todos, mesmo em pequenas atitudes, mas que fazem toda a diferença. Adotar novos hábitos e atitudes simples como separar de forma adequada o lixo doméstico para a coleta seletiva, separando o lixo seco do lixo úmido e também o lixo reciclável; evitar o desperdício de alimentos; desperdício de água e energia elétrica; diminuir o uso de papel; utilizar meios de transporte menos poluentes; utilizar embalagens biodegradáveis, esses são alguns exemplos de pequenas ações que podem ser feitas diariamente por todos. Quando desenvolvemos uma relação de consumo mais consciente, conseguimos amenizar parte dos danos causados pelo ser humano e contribuir para a construção de impactos positivos no mundo.

Adotar uma consciência de educação ambiental precisa fazer parte da nossa vida, e, portanto, para que isso se fortaleça e possamos colher os frutos dessa ação, é fundamental começar a educar as crianças desde cedo quanto à importância de se cuidar da vida e do planeta. Dessa forma estaremos mostrando às crianças que elas também são agentes de mudança e estaremos ensinando-as a lidar com o meio ambiente de uma forma mais harmoniosa, contribuindo para amenizar os impactos futuros que as próximas gerações terão que enfrentar.

Elaborado por Aline Fonseca | Coordenadora do Programa PADES do SINDILURB

Last modified: 4 de maio de 2021