GESTÃO DE PROJETOS | Dez. 2018 – Gestão de projetos: Características de um projeto |

17 de dezembro de 2018

Gestão de projetos: características de um projeto

Existem algumas características que auxiliam na classificação de uma atividade empreendida por uma organização que a definem como um projeto. Projetos possuem natureza temporária, ou seja, “ indica que eles têm um início e um término definidos ” (PMBOK, 2017). Uma atividade repetitiva ou com duração contínua não pode ser classificada com um projeto, é uma atividade funcional (processo) ou programa (MAXIMIANO, 2014). Como afirma mesmo autor, a duração limitada é condição fundamental que para que um empreendimento seja considerado um projeto.

Importante salientar que os projetos empreendidos pelas organizações criam resultados duradouros. Como afirma Maximiano (2014, p.5) “ estamos cercados por todos os lados de resultados de projetos, que veem sendo realizados desde o tempo dos faraós.

Exemplos de resultados de projetos

Pirâmides, canais de irrigação da Mesopotâmia, templos gregos, monumentos, cidades e estradas romanas, catedrais medievais, muralha da China, castelos da Renascença, viagem à Lua, canal do Panamá, torre Eiffel, autoestradas, shopping centers, a casa que você mora. Todos são tipos de produtos e equipamentos que usamos um dia foram projetos. Os projetos são temporários, mas os resultados são duradouros (MAXIMIANO, 2014, p.5).

Os projetos também possuem a característica de exclusividade, ou seja, “cada projeto cria um produto, serviço ou resultado único” (PMBOK, 2013), ou como afirma Maximiano (2014) todo projeto fornece um produto singular para um cliente. A natureza exclusiva de um projeto pode trazer incertezas ou diferenças quanto aos resultados criados pelo projeto. Além disso, “ o projeto pode envolver uma única pessoa ou muitas pessoas, uma única organização ou múltiplas unidades organizacionais de múltiplas organizações” (PMBOK, 2013, p.3).

Conforme o Guia de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos (2013, p.3) “ o resultado de um projeto pode ser tangível ou intangível”. Maximiano (2014) classifica os produtos dos projetos em três categorias principais: Produtos físicos, e conceitos e eventos.

Exemplos das categorias de projetos

Elaborado por: Aline Fonseca

Coordenadora do Programa PADES Sindilurb / Docente no MBA SENAC Minas / Pesquisadora/ Consultora Empresarial

REFERÊNCIAS

CARVALHO, M. M. E RABECHINI, R. J. Fundamentos em Gestão de Projetos: Construindo competências para gerenciar projetos. São Paulo, Atlas, 2015, 5ª Edição.
KERZNER, H. Gestão de Projetos: As melhores práticas. Porto Alegre: Bookman, 2006.
MAXIMIANO, A. C. A. Administração de projetos: Como transformar ideias em resultados. São Paulo, Atlas, 2014.
PMI; Um Guia de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos. 6. ed. Pensivâlnia, Project Management Institute, 2017.

Last modified: 17 de dezembro de 2018