GESTÃO DE PROJETOS | Nov. 2018 – Gestão de projetos: definições essenciais |

21 de novembro de 2018

Gestão de projetos: definições essenciais

O Boletim deste mês marca o início de uma série sobre Gestão de Projetos. Consideramos importante abordar a gestão de projetos neste momento, cientes que muitas organizações estão se preparando para realizar o Planejamento Estratégico. Os projetos viabilizam a estratégia e fazer a sua correta gestão pode garantir equilíbrio entre as restrições conflitantes no projeto (escopo, tempo, custos) e resultados satisfatórios.

Como afirma Maximiano (2014), a palavra projeto pode ser usada em vários sentidos. Pode assumir o caráter de uma intenção (o desejo de fazer um curso), de um ideal a ser alcançado (de sociedade, de governo), um esboço (de um livro, projeto de lei), de um desenho (de uma casa nova), e também no sentido existencial, ou seja, um projeto de vida (um casamento, um filho).

No contexto da gestão, iremos assumir o sentido proposto por Maximiano (2014, p. 4), ou seja, “um empreendimento intencionalmente orientado para um objetivo”. Segundo o Guia de conhecimentos em Gerenciamento de projetos PMBOK (2017, p. 4), “projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado único”. Já para Kerzner (2006, p. 15) um projeto compreende “ um empreendimento com o objetivo bem definido, que consome recursos e opera sob pressões de prazos, custos e qualidade”.

Os projetos impulsionam a mudança nas organizações (PMBOK, 2017, p. 6), ou seja, sob o ponto de vista dos negócios, move a organização de um estado para o outro para atingir um objetivo específico (PMBOK, 2017).

Figura 1 - Evolução do estado atual para o estado futuro

Fonte: PMBOK (2017)

Boutinet (1992) citado por Maximiano (2014, p. 5) afirma que “ projetos sempre são estratégias de mudança, seja para resolver problemas ou aproveitar oportunidades na situação presente, ou por antecipação de situações no futuro”.

Os projetos criam inovações destinadas ao mercado (novos produtos, novas tecnologias), à sociedade (novas instituições) ou a processos de renovação interna das organizações (novos sistemas). Tudo isso conduz incessantemente a novas situações, que geram novos projetos, num ciclo que se repete (MAXIMIANO, 2014, p.5).

O argumento de Maximiano (2014) evidencia como os projetos sempre estarão presentes no contexto das organizações, é um ciclo permanente impulsionado pela necessidade de adaptação e mudança. A figura 1 evidencia a relação entre os projetos e as mudanças organizacionais, demonstrando sua relação cíclica. Mudanças sempre serão necessárias e vão estar ligadas ao ambiente ao qual está inserida a empresa. Mudanças sempre irão desencadear em novos projetos que serão o caminho para alcançar uma meta ou um objetivo proposto.

Figura 2 – Relação entre projeto e mudança organizacional

Fonte: Fonte: Maximiano (2014)

Carvalho e Rabechini Jr (2015, p. 6) salientam a necessidade de realização de projetos frente ao contexto ao qual estão imersas as organizações, e como estas devem reagir de maneira eficaz e ágil frente aos problemas e desafios impostos pelo ambiente,

As empresas têm passado por um processo de transformação, organizando-se para poder dar respostas eficazes e ágeis aos problemas ambientais, e em especial àqueles que referem a competição e ao posicionamento de mercado. Essas respostas constituem um conjunto de ações ou atividades que refletem a competência da empresa em aproveitar oportunidades, incluindo, portanto, sua capacidade de agir rapidamente, respeitando as limitações de tempo, custo e especificações (CARVALHO; RABECHINI JR, 2015, p.6).

Elaborado por: Aline Fonseca

Coordenadora do Programa PADES Sindilurb / Docente no MBA SENAC Minas / Pesquisadora/ Consultora Empresarial

REFERÊNCIAS

CARVALHO, M. M. E RABECHINI, R. J. Fundamentos em Gestão de Projetos: Construindo competências para gerenciar projetos. São Paulo, Atlas, 2015, 5ª Edição.
KERZNER, H. Gestão de Projetos: As melhores práticas. Porto Alegre: Bookman, 2006.
MAXIMIANO, A. C. A. Administração de projetos: Como transformar ideias em resultados. São Paulo, Atlas, 2014.
PMI; Um Guia de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos. 6. ed. Pensivâlnia, Project Management Institute, 2017.

Last modified: 21 de novembro de 2018