Impacto da Indústria 4.0 na atualidade: como isso afeta o segmento de limpeza urbana

13 de abril de 2021

A indústria 4.0 ou Quarta Revolução Industrial, como também é conhecida, é um termo utilizado para se referir a essa nova tendência mundial em que a automação e a tecnologia da informação estão cada vez mais inseridas nos processos industriais, trazendo inovações e otimizando os modos de produção que, se tornam mais rápidos e eficientes.

Essa revolução tecnológica representa uma transformação digital nos processos industriais que agora começam a contar com sistemas avançados como a inteligência artificial, a robótica, a computação, a internet das coisas, entre outros. Apesar de ainda estar se difundindo pelo Brasil, talvez num ritmo mais lento se comparado a outros países, essa tendência já é uma realidade por aqui.

Há algum tempo nos processos de produção, a mão-de-obra dos operadores humanos vem sendo substituída por máquinas e robôs cada vez mais inteligentes. Essa substituição possibilita que funções braçais e repetitivas que demandam esforço físico, sejam realizadas de forma automatizada pelas máquinas e robôs, permitindo que os humanos possam assumir funções mais estratégicas e que envolvem conhecimento técnico.

As inovações da Indústria 4.0 trazem mudanças significativas que afetam os modos de produção e todo o mercado, aumentando a vantagem competitiva das empresas e possibilitando novas formas de negócio, mais alinhadas com as preferências e demandas dos clientes.

A utilização das tecnologias possibilita que os processos sejam realizados de forma mais eficiente e rápida, aumentando a capacidade produtiva da empresa e permitindo uma produção em grande escala, assim como a redução dos custos de produção e aumento dos lucros.

Evidentemente, também existem desafios que precisam ser considerados na implantação desses processos mais modernos e digitais, sendo necessária toda uma preparação e planejamento por parte dos gestores.

Tudo que é novo, inicialmente enfrenta uma certa resistência pelas pessoas até que realmente seja executado e esteja funcionando bem. Por isso, é importante que seja realizado um mapeamento das atividades da empresa que podem ser automatizadas e precisam ser modernizadas e quais os impactos e benefícios que a implementação dessas tecnologias pode trazer. Além dos benefícios, é claro que existem também outros fatores como os altos custos de instalação dos novos processos, falta de mão-de-obra qualificada e também alguns riscos que precisam ser analisados.

Sabemos que quanto mais conectada a empresa está ao mundo digital, mais exposta e sujeita a invasões pela internet ela fica. Com os equipamentos e máquinas interconectados de forma digital, a empresa também fica sujeita a possíveis falhas na transmissão das informações da máquina e eventuais erros de sistemas, que podem ocorrer nos processos e afetar a produção. Dessa forma, os gestores precisam ter um plano estruturado que inclua a resolução dos problemas decorrentes da utilização das tecnologias, assim como resguardar que os dados e informações da empresa sejam armazenados com maior segurança e não sejam expostos indevidamente na internet.

Além dos investimentos em equipamentos adequados, é fundamental toda uma adaptação da empresa e dos colaboradores aos novos processos. Essas mudanças exigem que os profissionais estejam capacitados para lidar com o novo cenário e para isso, é importante desenvolver nesses profissionais as habilidades e competências, técnicas e comportamentais que os novos modos de produção exigem.

Com os ambientes constituídos pela interação entre humanos, máquinas e robôs, os gestores precisarão dispor de maior flexibilidade para liderar sua equipe e se adaptar às demandas que poderão surgir. Essas são apenas algumas das transformações que a Indústria 4.0 começou a impulsionar nos últimos anos. Mesmo que no Brasil esse desenvolvimento ainda esteja caminhando lentamente, é importante estarmos preparados para lidar com as mudanças, pois elas vieram para ficar e vão impactar não somente o mercado, mas também a forma como vivemos em sociedade.

Indústria 4.0 e o segmento de limpeza urbana

As oportunidades trazidas pela indústria 4.0 são muitas. É importante que as empresas do segmento de limpeza urbana busquem cada vez mais inovação e adaptação para acompanhar todas estas transformações e os desafios.

As inovações não se limitam a automatização, robotização ou tecnologia. É importante conhecer as ferramentas de ultima geração que auxiliam nossas organização a obter uma melhor gestão do negócio. A gestão do conhecimento organizacional torna-se fator estratégico para que as empresas conquistem cada vez mais competividade e permanência no mercado.

Elaborado por: Aline Fonseca | Coordenadora do Programa PADES do SINDILURB / Apoio e revisão Andréia Araújo

Last modified: 13 de abril de 2021