Redesenhado a estratégia de treinamentos: do presencial para o remoto

24 de junho de 2020

A Pandemia da COVID-19 motivou importantes transformações no ambiente empresarial. Para se adaptar a necessidade de isolamento social, as organizações precisaram repensar sua maneira de interação com o mercado para garantir a sobrevivência do negócio e a segurança dos seus colaboradores.

O ambiente do trabalho remoto foi uma das alternativas encontradas para manutenção das atividades administrativas do negócio, minimizando o impactos decorrentes da pandemia.

Com a migração do ambiente presencial para um ambiente remoto, muitos paradigmas foram quebrados e muitas estratégias adotadas devem permanecer pós pandemia.

O home office é uma das estratégias que deve permanecer. Muitas organizações perceberam o quão estratégico pode representar manter essa modalidade de trabalho. É, sem sombra de dúvida, uma grande possibilidade de redução de custos para empresa que vai lhe permitir maior competitividade no mercado em que concorre.

Muitos paradigmas têm sido quebrados também em relação aos treinamentos. Descobrimos que é possível promover a capacitação dos times também remotamente. Quebradas as resistências iniciais, organizações e seus colaboradores estão mais suscetíveis a essa nova forma de desenvolvimento humano.

O Programa PADES (Programa de Auxílio ao Desenvolvimento Empresarial do Sindilurb) viu nesta oportunidade de treinamentos remotos a possibilidade de ampliação de suas atividades de treinamento para todas as empresas associadas ao sindicato que estão fora da região metropolitana de Belo Horizonte.

No mês de junho realizamos dois treinamentos remotos “pilotos” com nossa associada Serquip MG, para analisar a viabilidade desta estratégia.

O primeiro treinamento remoto foi realizado com o time de encarregados da associada. Os participantes deste treinamento estavam alocados em diferentes unidades desta associada. Estavam presentes um encarregado de Governador Valadares, dois de Santa Luzia, dois de Ubá, e um de Uberlândia.

O segundo treinamento foi com time do setor administrativo e teve a participação dos colaboradores em regime de home office alocados em Belo Horizonte e nas unidades de Santa Luzia, Montes Claros, Ubá, Governador Valadares e Uberlândia.

Percebemos por meio destas duas iniciativas que é possível aderir a esta estratégia de treinamento remoto definitivamente, ampliando a capacidade de atuação do programa PADES do Sindilurb.

A Pandemia da COVID-19 vai deixar muitas lições aprendidas. Ela tem nos ensinado todos os dias a nossa capacidade de adaptação e superação em momentos de crise. Se estivermos atentos, poderemos converter de crise em oportunidades.

A Pandemia da COVID-19 vai deixar muitas lições aprendidas. Ela tem nos ensinado todos os dias a nossa capacidade de adaptação e superação em momentos de crise. Se estivermos atentos, poderemos converter  crise em oportunidades.

Entre em contato conosco e agende um treinamento remoto. Mantenha seu time motivado, em tempos de pandemia estas estratégias se fazem mais necessárias ainda.

Aline Fonseca

Coordenadora do Programa Pades do SINDILURB