Um sindicato patronal à frente de seu tempo é aquele que valoriza ações em prol de uma sociedade melhor , mais digna e mais sustentável. O Sindilurb preza muito por exercer seu papel social e ambientalmente responsável.
Nestes tempos de COVID-19 abraçou a campanha Viralize a Solidariedade, onde foi o responsável por mobilizar ações entre suas empresas associadas com doações de cestas básicas para os catadores de materiais recicláveis das associações em todo o estado de Minas Gerais.
O retorno de muitas empresas associadas ao Sindilurb foi imediato, e o sindicato só tem a agradecer o engajamento de suas associadas com a Campanha Viralize a Solidariedade. As associações de catadores de recicláveis beneficiadas até o momento são das cidades de Alfenas, Betim, Belo Horizonte, Ibirité, Igarapé, Ituiutaba, Juatuba, Igarapé, Lavras, Mariana, Montes Claros, Pará de Minas, Ouro Preto, Ubá e Vespasiano.
Parceria com o Movimento 1 Milhão de Máscaras e INSEA
Durante a campanha Viralize a solidariedade foi identificada outra fragilidade dos catadores de materiais de recicláveis associados. Muitos catadores, no momento das doações, não estavam fazendo o uso de máscaras, tornando-os mais suscetíveis ao COVID-19. A ação do Sindilurb foi imediata, e em parceria com o Movimento 1 Milhão de Máscaras de Belo Horizonte, uma ação da Professora Rita Engler da Escola de Design da UEMG e parceiros, não hesitou em solicitar ajuda para os catadores das cooperativas de catação. Ao lado da empresa ECP Engenharia, o Sindilurb providenciou junto ao Movimento 1 Milhão de Máscaras a doação de cerca de 4000 máscaras de tecido que estão sendo distribuídas a todos os catadores de Minas Gerais.
O INSEA (Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável), também é parceiro nesta ação e auxiliará o Sindilurb na distribuição das máscaras em todo o estado de Minas Gerais.
As ações de solidariedade ainda estão em andamento e tem muito ainda a acontecer.
Aline Fonseca – Coordenadora do Programa PADES do Sindilurb
Last modified: 31 de maio de 2020