Para muitos estudiosos sobre liderança, identificar líderes em potencial é mais uma arte do que uma ciência.
Segundo Daniel Goleman, líderes eficazes possuem um ponto crucial em comum: todos demonstram um elevado grau de inteligência emocional. Para Goleman, de acordo com diversos estudos, a inteligência emocional é condição sine qua non de liderança.
Sem ela, a pessoa pode ter a melhor formação do mundo, uma mente analítica e incisiva e um arcabouço infinito de ideias brilhantes, mas ainda assim não se tornará um grande líder.
Não é o QI nem as habilidades técnicas, mas a inteligência emocional: o conjunto de cinco habilidades que permite aos melhores líderes maximizar o próprio desempenho e o de seus liderados (GOLEMAN, 2018)
Goleman constatou em suas pesquisas que “quando os altos executivos de uma empresa contavam com as habilidades de IE corretas, sua unidade superava a meta de receita anual em 20%.”
Esta constatação nos induz a pensar que investir em aspectos aderentes a inteligência emocional pode ser um fator que melhora os resultados organizacionais.
Habilidades de Inteligência emocional
Definições
Autoconhecimento
Conhecer os sentimentos, pontos fortes e fracos, motivações e objetivos e impacto que tudo isso provoca no outro.
Características
- Autoconfiança
- Capacidade de fazer uma autoavaliação realista
- Senso de humor autodepreciativo
- Sede de crítica construtiva
Exemplo
Um gestor sabe que não lida bem com prazos apertados, por isso administra o tempo para concluir a tarefa com antecedência.
Autocontrole
Saber controlar ou redirecionar impulsos e estados de espírito nocivos.
Características
- Confiabilidade
- Integridade
- Tranquilidade diante da ambiguidade e das mudanças
Exemplo
Quando uma equipe faz uma apresentação desastrosa, seu líder resiste à vontade de esbravejar. Em vez disso, reflete sobre as possíveis razões do mau desempenho, explica para a equipe as consequências do fracasso e explora soluções em conjunto.
Motivação
Ser motivado por conquistas.
Características
- Paixão pelo trabalho e por novos desafios
- Disposição incansável para melhorar
- Otimismo diante do fracasso
Exemplo
Um gestor de portfólio de uma grande empresa de investimentos vê seus fundos despencarem durante três trimestres seguidos. Grandes clientes abandonam o barco. Em vez de culpar circunstâncias externas, ele decide aprender com a experiência e planeja uma reviravolta.
Empatia
Levar em conta os sentimentos dos outros, sobretudo ao tomar decisões.
Características
- Expertise em atrair e reter talentos
- Capacidade de desenvolver profissionais
- Sensibilidade para diferenças culturais
Exemplo
Uma consultora americana e sua equipe lançaram um projeto para um cliente em potencial no Japão. A equipe interpreta o silêncio do cliente como desaprovação e prepara-se para sair da sala. A consultora faz uma leitura da linguagem corporal do cliente e percebe seu interesse. Continua a reunião e sua equipe consegue o contrato.
Destreza social
Administrar relacionamentos para conduzir as pessoas na direção desejada.
Características
- Eficácia em conduzir mudanças
- Poder de persuasão
- Extensa rede de contatos
- Expertise em formar e liderar equipes
Exemplo
Um gestor deseja que sua empresa adote uma estratégia mais eficaz para a internet. Encontra pessoas que pensam como ele e forma uma equipe para criar o protótipo de um site. Convence seus aliados em outras unidades a financiar a participação da empresa numa convenção importante. Como resultado, a empresa cria uma divisão de internet e o coloca no comando.
Aline Fonseca – Coordenadora do Programa PADES do Sindilurb
Last modified: 3 de janeiro de 2020