SÉRIE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL | Ago. 2019 | O que define um líder |

5 de setembro de 2019

Para muitos estudiosos sobre liderança, identificar líderes em potencial é mais uma arte do que uma ciência.

Segundo Daniel Goleman, líderes eficazes possuem um ponto crucial em comum: todos demonstram um elevado grau de inteligência emocional. Para Goleman, de acordo com diversos estudos, a inteligência emocional é condição sine qua non de liderança.

Sem ela, a pessoa pode ter a melhor formação do mundo, uma mente analítica e incisiva e um arcabouço infinito de ideias brilhantes, mas ainda assim não se tornará um grande líder.

Não é o QI nem as habilidades técnicas, mas a inteligência emocional: o conjunto de cinco habilidades que permite aos melhores líderes maximizar o próprio desempenho e o de seus liderados (GOLEMAN, 2018)

Goleman constatou em suas pesquisas que  “quando os altos executivos de uma empresa contavam com as habilidades de IE corretas, sua unidade superava a meta de receita anual em 20%.”

Esta constatação nos induz a pensar que investir em aspectos aderentes a inteligência emocional pode ser um fator que melhora os resultados organizacionais.

Habilidades de Inteligência emocional

Definições

Autoconhecimento

Conhecer os sentimentos, pontos fortes e fracos, motivações e objetivos e impacto que tudo isso provoca no outro.

• Autoconfiança
  • Capacidade de fazer uma autoavaliação realista
  • Senso de humor autodepreciativo
  • Sede de crítica construtiva

Exemplo

Um gestor sabe que não lida bem com prazos apertados, por isso administra o tempo para concluir a tarefa com antecedência.

Autocontrole

Saber controlar ou redirecionar impulsos e estados de espírito nocivos.

• Confiabilidade
  • Integridade
  • Tranquilidade diante da ambiguidade e das mudanças

Exemplo

Quando uma equipe faz uma apresentação desastrosa, seu líder resiste à vontade de esbravejar. Em vez disso, reflete sobre as possíveis razões do mau desempenho, explica para a equipe as consequências do fracasso e explora soluções em conjunto.

Motivação

Ser motivado por conquistas.

• Paixão pelo trabalho e por novos desafios
  • Disposição incansável para melhorar
  • Otimismo diante do fracasso

Exemplo

Um gestor de portfólio de uma grande empresa de investimentos vê seus fundos despencarem durante três trimestres seguidos. Grandes clientes abandonam o barco. Em vez de culpar circunstâncias externas, ele decide aprender com a experiência e planeja uma reviravolta.

Empatia

Levar em conta os sentimentos dos outros, sobretudo ao tomar decisões.

• Expertise em atrair e reter talentos
  • Capacidade de desenvolver profissionais
  • Sensibilidade para diferenças culturais

Exemplo

Uma consultora americana e sua equipe lançaram um projeto para um cliente em potencial no Japão. A equipe interpreta o silêncio do cliente como desaprovação e prepara-se para sair da sala. A consultora faz uma leitura da linguagem corporal do cliente e percebe seu interesse. Continua a reunião e sua equipe consegue o contrato.

Destreza social

Administrar relacionamentos para conduzir as pessoas na direção desejada.

• Eficácia em conduzir mudanças
  • Poder de persuasão
  • Extensa rede de contatos
  • Expertise em formar e liderar equipes

Exemplo

Um gestor deseja que sua empresa adote uma estratégia mais eficaz para a internet. Encontra pessoas que pensam como ele e forma uma equipe para criar o protótipo de um site. Convence seus aliados em outras unidades a financiar a participação da empresa numa convenção importante. Como resultado, a empresa cria uma divisão de internet e o coloca no comando.

Aline Fonseca – Coordenadora do Programa PADES do Sindilurb

Last modified: 3 de janeiro de 2020