SINDICATO DAS EMPRESAS DE COLETA, LIMPEZA E INDUSTRIALIZAÇÃO DE RESÍDUOS DE MINAS GERAIS

Princípios do Engajamento nas Organizações

30 de agosto de 2018

A grande questão que paira sobre as organizações: como criar funcionários mais entusiasmados e comprometidos?

Meister e Willyerd (2013) afirmam que fatores que contribuem para a atração, motivação, o desenvolvimento e a manutenção dos funcionários são geralmente chamados de engajamento do funcionário. Maior parte das pesquisas sobre engajamento de pessoas no trabalho revelam que quando os indivíduos estão engajados, eles se oferecem para fazer funções extras, falam quando veem uma forma diferente de fazer as coisas ou classificam como alta sua intenção de permanecer em uma empresa.

É importante que as empresas consigam ir além de fatores específicos do engajamento de pessoas. É preciso criar um ambiente de trabalho em que os funcionários possam criar um vínculo pessoal e emocional com a marca da empresa.

Meister e Willyerd (2013), afirmam que ingredientes importantes para tentar tornar os funcionários engajados são aqueles semelhantes a um relacionamento satisfatório. Confiança mútua, comunicação autêntica, respeito, valores compartilhados e o compromisso de crescer juntos são elementos essenciais para viabilizar o engajamento dos empregados.

Se preparar para o futuro é difícil.  Existem poucos modelos holísticos com os quais as organizações podem-se preparar para o futuro, formando colaboradores realmente engajados com a missão da empresa, que vestem a camisa ao mesmo tempo que realizam um excelente trabalho. O ambiente de trabalho de 2020 será um ambiente que fornecerá uma experiência profissional intensamente personalizada para atrair, desenvolver e engajar os funcionários de todas as gerações e geografias.

O Workplace Engagemente 2020 Model (WE2020) ou modelo 2020 de engajamento ao ambiente de trabalho é um modelo que apresenta um conjunto de princípios que qualquer organização – grande, pequena, multinacional ou local – podem usar para formar funcionários engajados no presente e no futuro. Este modelo cobre todos os princípios subjacentes que o futuro ambiente de trabalho deve incorporar, assim como as áreas mais relevantes e impactantes nas quais praticar os princípios dentro de uma organização.

As áreas de prática buscam assegurar valores fortes que criem uma ressonância entre as gerações, criando uma marca com a qual os funcionários se identifiquem,  desenvolvendo uma reputação de responsabilidade social corporativa. Diversas áreas podem contribuir para uma força de trabalho engajada, o modelo WE 2020 foca em quatro: recrutamento social, hiperconexão (conexão do funcionário através de métodos avançados de comunicação), aprendizagem social e liderança acelerada.

Recrutamento Social

Uma prática que alavanca redes sociais e profissionais, online e off-line, tanto da perspectiva de um candidato quanto do lado do empregador, para conectar, comunicar, engajar, informar e atrair futuros talentos.

Hiperconexão

Capacidade de uma organização para usar as ferramentas de mídia social já em uso por muitos departamentos de marketing para se conectar com clientes e expandir seu uso para engajamento de funcionários.

Aprendizagem Social

Área que é colaborativa, imediata, relevante e apresenta no contexto de ambiente de trabalho único de um indivíduo.

Liderança acelerada

Capacidade de criar líderes rapidamente ao mesmo tempo que lhes são apresentadas as inovações administrativas.

Segundo Meister e Willyerd (2013), além das áreas que promovem o engajamento dos funcionários, cinco princípios são fundamentais para efetivar o engajamento dos empregados: (1) colaboração; (2) autenticidade; (3) personalização; (4) inovação; e (5) conexão social.

  1. Colaboração: O ambiente organizacional é cada vez mais complexo (globalização, virtualização). É necessário garantir que a cultura do ambiente de trabalho fortaleça a colaboração por toda a empresa.
  2. Autenticidade: Os requisitos emergentes demandarão que as organizações harmonizem sua mensagem por todos os aspectos das suas operações de uma forma que reflita seus valores uso básicos. A autenticidade é de importância primária na construção de valores da marca e reputação de uma organização. Vale ressaltar que a transparência é um componente fundamental para demonstrar autenticidade.
  3. Personalização: Estabelecer relacionamentos de emprego que satisfaça às necessidades de cada geração em cada etapa da vida, ao mesmo tempo que fornece a elas a capacidade de obter seus objetivos pessoais de carreira. Isso requer que as organizações usem técnicas de customização em massa.
  4. Inovação: A inovação possibilita sustentabilidade organizacional e pessoal. As organizações que inovam conseguem competir continuamente no mercado. Pessoas que trabalham em organizações inovadoras aprendem pessoalmente e avançam em suas habilidades até o limite do domínio de conhecimento. Funcionários em potencial são atraídos para organizações que tenham uma fonte renovável e energizante de ideias para o futuro, colocando pressão em organizações para que estas ofereçam práticas alinhadas à estratégia organizacional.
  5. Conexão social: Empregadores precisarão oferecer ambientes interessantes e envolventes – sejam virtuais ou físicos – que satisfação às necessidades humanas básicas de ser um membro de uma comunidade altamente considerada. Uma extensão natural do fornecimento de um ambiente social é uso de ferramentas e técnicas de mídia social para permitir aos funcionários conectarem-se com comunidades que melhor capacitem para o desempenho no ambiente de trabalho e suportem seus interesses.

Meister e Willyerd (2013) analisaram outras áreas de prática na proposição deste modelo, como recompensas, benefícios e contratos personalizados, mas a preponderância da evidência as levou a essas cinco áreas como as mais influentes e práticas, nas quais se deve focar para criar uma força de trabalho engajada.

Referências
MEISTER, Jeane. C; WILLYERD, karie. O ambiente de trabalho de 2020: Como as empresas innovadoras atraem, desenvolvem e mantêm os funcionarios do futuro nos dias de hoje. Rio de Janeiro: Alta Books, 2013.

Last modified: 3 de janeiro de 2020

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