RH que Aprende | Empatia é a chave para lidar com pessoas difíceis no ambiente de trabalho |

10 de julho de 2019

O Boletim RH deste mês vem provocar reflexões sobre a importância da empatia como atitude chave para favorecer o relacionamento com pessoas que julgamos como difíceis no ambiente de trabalho. Salienta as principais ideias do artigo ” Criando empatia: como conviver com pessoas difíceis”.

As organizações precisam construir caminhos que favoreçam o clima interno, sabendo da influência que este possui para o bom desempenho das equipes e do negócio. Nem sempre o relacionamento estre as pessoas é fácil, por vezes, existem aquelas pessoas que “julgamos difíceis de lidar” e que até evitamos. Porém, para o bom desempenho organizacional é preciso encontrar maneiras de se relacionar com estas pessoas “ditas difíceis” e construir pontes. Lembrando que, a preocupação não se dá somente no âmbito da empresa, estar bem consigo mesmo, gerenciar as relações com os outros sem que isto nos faça mal é fundamental para o nosso bem-estar.

Empatizar com pessoas que julgamos difíceis pode ser o caminho para encontrar mais colaboração e engajamento entre as equipes. Segundo o artigo, algumas iniciativas podem favorecer, são elas: refletir, manter a calma, ser curioso, focar nas semelhanças e gentilizas, e insistir no diálogo.

Refletir

Ninguém pega no pé de ninguém de propósito. O mais provável é que a pessoa esteja reagindo a alguma circunstância da sua vida pessoal. O olhar para dentro é fundamental para tentar compreender porque o outro lhe causou determinados sentimentos. Como afirma autora do artigo “ (…) o “autoconhecimento” e um “entendimento de como sua mente funciona” aumentam sua capacidade de sentir empatia.

O que é o autoconhecimento?

Acontece quando você reconhece as suas emoções e consegue distingui-las – por exemplo -, constrangimento é diferente de desapontamento – você consegue saber porque você está sentindo estas emoções e entende o impacto que as suas emoções tem nas pessoas em sua volta.

Manter a calma

Para manter a calma é preciso ter autocontrole das emoções, é preciso olhar para as reações fisiológicas, ceder a estas reações pode leva-lo a perder a cabeça e fazer algo desagradável que piore a relação com o outro. Respirar pausadamente e profundamente pode ser um caminho para auxiliar no controle das emoções. Como orienta a autora, “(…)manter uma “atitude calma e receptiva” proporciona um estado de espírito favorável à manifestação da empatia”.

Ser curioso

É preciso buscar refletir sobre o outro, buscar compreender quem essa pessoa é, e o que a leva a agir assim. Para fazer isso é preciso praticar a empatia cognitiva e a empatia emocional.  A empatia cognitiva nos ajuda a compreender o modo como o outro pensa, já a emocional é capacidade de sentir o que o outro sente. Como afirma ua autora, “(…) ambas [empatia cognitiva e emocional] costumam parar de funcionar quando nos sentimos incomodados ou frustrados. (…) É preciso resistir para mantê-las funcionando.”

Foque nas semelhanças

Normalmente, quando não gostamos de alguém focamos nas diferenças e não nas semelhanças. É preciso mudar o foco das diferenças, buscando pontos em comum. Seja no âmbito pessoal ou profissional, sempre haverá algo em comum que poderá aproximar as pessoas.

Seja gentil

Seja gentil com o outro, mas precisa ser genuíno. O espírito de generosidade fará bem para ambos e estimulará a retribuição do outro. Além disso, lembre-se sempre do seu poder de escolha, ou seja, em qualquer circunstancia você pode escolher ser empático ou não, e sua escolha determinará os resultados que irá encontrar logo a frente.

Insista no diálogo

Construa caminhos para o diálogo entre vocês, ouse se aproximar sem resistências, utilize técnicas para estabelecer uma comunicação assertiva, respeitosa e de crescimento para ambos.

Sabemos que lidar com pessoas que não gostamos no ambiente de trabalho ou que julgamos como difíceis não é nada fácil, porém, é possível criar maneiras de vencer as resistências e construir novas percepções sobre o outro fazendo uso da empatia. Além disso, vale lembrar que existe a possibilidade de seu colega se sentir da mesma forma em relação a você.

“Se as pessoas o irritam, a probabilidade de que você também as irrite é grande”.

Confira o artigo na integra. Lá você encontrará mais detalhes sobre como desenvolver a empatia com pessoas difíceis.

————————–

Elaborado por Aline Fonseca – Coordenadora do Programa PADES do Sindilurb