SINDICATO DAS EMPRESAS DE COLETA, LIMPEZA E INDUSTRIALIZAÇÃO DE RESÍDUOS DE MINAS GERAIS

Múltiplas gerações no ambiente de trabalho: um desafio a ser gerenciado

31 de julho de 2018

Múltiplas gerações no ambiente de trabalho

O dicionário Aurélio define o termo geração como o “conjunto de indivíduos nascidos na mesma época: a geração do pós-guerra; o espaço de tempo (aproximadamente 25 anos) que vai de uma geração a outra” (FERREIRA, 1986, p. 847). O dicionário Houaiss a define como: (1) “conjunto de pessoas que têm aproximadamente a mesma idade”; (2) “espaço de tempo correspondente ao intervalo que separa cada um dos graus de uma filiação, avaliado em cerca de 25 anos” (HOUAISS, 2012).

Diversas são as gerações existentes de acordo o período de nascimento. Meister e Willyerd (2013) destacam as cinco atuais gerações.

São elas:

  • Geração dos tradicionalistas ou veteranos, nascidos antes de 1946;
  • Geração Baby Boomers ou pós-guerra, nascidos entre 1946 e 1964;
  • Geração X, nascidos entre 1965 e 1976;
  • Geração Y ou milênio, nascidos entre 1977 e 1997;
  • Geração 2020, nascidos após 1997.

É importante ressaltar, que as termologias utilizadas para caracterizar cada geração variam na literatura existente sobre o assunto, portanto, é importante que se considere o período para que o leitor não se confunda. Acima estão em evidência os termos tradicionalmente utilizados.

O contexto empresarial passa por diversas transformações que precisam ser geridas para garantir que as organizações alcancem sucesso em seus empreendimentos. Atualmente, as organizações enfrentam grandes desafios para gerir as diversidades de etnia, gênero, orientação sexual, deficiências físicas. A diversidade etária é outra que emerge como mais um desafio a ser vencido pelas organizações. Meister e Willyerd (2013) destacam que hoje, no ambiente de trabalho, quatro, cinco gerações trabalham juntas, lado a lado.

Para que as organizações consigam vencer os diversos obstáculos trazidos pela diversidade etária no ambiente de trabalho, é importante considerar:

  • As características distintas de cada geração;
  • Os desafios que elas trazem para o ambiente de trabalho;
  • Estilos de comunicação que demandam são diferentes;
  • Aspirações profissionais são diferentes;
  • Entre outros.

Compreender todas a gerações é crucial para o sucesso empresarial. Meister e Willyerd (2013) afirmam que atualmente são quatro gerações trabalhando juntas, e em 2020 serão cinco. Conforme os autores, cada geração apresenta hábitos, valores, crenças, visões diferentes do mundo do trabalho, que são aspectos relevantes que desafiam o ambiente de gestão. Novas estratégias precisam ser pensadas para lidar com a motivação, a comunicação, o desenvolvimento e engajamento dos integrantes de cada geração.

“Assim, a compreensão das necessidades, expectativas e exigências de cada uma delas será crucial para criar um plano de desenvolvimento da força de trabalho para os próximos anos ” (MEISTER; WILLYERD; 2013, p. 44).

Geração dos tradicionalistas ou veteranos

A geração dos tradicionalistas ou veteranos compreende os indivíduos nascidos antes de 1946.  Diversas transformações no período moldaram o perfil desta geração. São indivíduos que vivenciaram duas grandes guerras, o que os modelou com um caráter patriótico e leal (MEISTER; WILLERD; 2013).

Viram o mundo mudar de forma gradual, desde a primeira metade do século XX ao século XXI; em sua maioria, cresceram e viveram em um ambiente de duas guerras mundiais, de importantes crises no sistema econômico mundial, isto é, muitos, a de 1929 e, talvez, poucos, a de 2008. (ANDRADE, et al, 2012, p.3)

Características importantes desta geração os distingue das demais. São mais conservadores e também chamados da geração da confiabilidade e do sacrifício. Como afirmam Meister e Willyerd (2013) desde cedo deixaram de lado suas necessidade e desejos para lutarem por um objetivo comum. Especialistas afirmam que os tradicionalistas são pessoas mais rígidas e respeitadoras de regras, em razão das dificuldades vivenciadas ao longo da vida (CARVALHO; NASCIMENTO; SERAFIM, 2012 apud ANDRADE, et al, 2012).

A geração dos tradicionalistas ou veteranos também enfrentou diversas transformações tecnológicas, pessoais a profissionais, esta geração até 2020, terá cerca de 75 anos de idade, muitos ainda ativos no mercado de trabalho.

Geração Pós-Guerra

A geração pós-guerra ou baby boomers compreende os nascidos entre 1946 e 1964, ingressando no ambiente de trabalho de 1965 a 1985. Hoje entre 45 a 60 anos, e representam atualmente parte significativa da força de trabalho das empresas. (MEISTER; WILLYERD; 2013). Esta geração vivenciou a guerra fria e grandes transformações econômicas. Foi uma geração que presenciou o a primeira televisão e o primeiro computador pessoal, o que influenciou significativamente sua personalidade e profissão.

Segundo Andrade et al (2012) esta geração possui traços marcantes como: (1) a empresa vem em primeiro lugar e a realização profissional está atrelada a empregos duradouros; (2) as pessoas estão acostumadas a trabalhar em equipe, acreditam no poder da hierarquia e seguem à risca as políticas corporativas.

Geração X

A geração X compreende os nascidos entre 1965 e 1976, ingressaram no ambiente de trabalhos entre aos anos 1985 a 2000. Hoje tem entre 30 a 40 anos. Algumas características marcantes dos membros dessa geração:

  • Desejo de liberdade;
  • Busca pela autoconfiança;
  • Busca pela independência;
  • Busca de equilíbrio;
  • Valorizam o tempo livre;
  • Menor probabilidade de trabalhar para um empregador;
  • Buscará a empresa que melhor se adapte a seus objetivos pessoais e profissionais;
  • São individualistas e idealistas;
  • Autossuficiência precoce;
  • Conhecidos por pensar como empreendedores;
  • Buscam equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

Esta foi uma geração que presenciou grandes transformações na sociedade. Testemunharam a chegada da AIDS, a guerra no Golfo, a quebra da bolsa de valores, etc. A expectativa para essa geração que seus membros se tornem os mentores e coaches da próxima geração.

Geração do Milênio (Y)

A Geração Milênio compreende os indivíduos nascidos entre 1977 e 1977. Atualmente esses indivíduos tem entre 20 a 35 anos. São também chamados de Nativos digitais, Geração Y, Geração Internet ou Geração Google. São pessoas que vivenciaram a tecnologia e a internet desde muito cedo, por isso são muito confiantes no aspecto digital. Essa geração sofreu grandes influências das mídias digitais em suas vidas (Facebook, Youtube, Mensagem de texto, etc).

Os jovens desta geração desde muito cedo tiveram acesso à tecnologia, chegam ao mercado de trabalho ávidos por tecnologias. Esta necessidade tecnológica destes indivíduos é um desafio para os empregadores, que se preocupam em como gerenciar, desenvolver e engajar todos eles. É uma geração hiperconectada, são ambiciosos, exigentes e acreditam que podem mudar o mundo.

Geração 2020

A geração 2020 compreende os nascidos após 1997. São indivíduos hiperconectados e já são foco de estudos dos empregadores das grandes organizações que possuem visão de futuro. Esta geração irá entrar no mercado de trabalho como recém-formados por volta de 2020.

Cresceram em um mundo hiperconetado, com elevada exposição às redes sociais desde cedo. No ambiente de trabalho irão trazer um conjunto agregado de exigências e expectativas digitais, além de uma lista de desejos com o que esperam de seus empregadores.

REFERÊNCIAS
FERREIRA, Aurelio Buarque de Holanda. Novo dicionário Aurélio da lingua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.
HOUAISS, Antonio. Dicionário eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa. 2012. v. 3. Disponível em: <http://houaiss.uol.com.br/busca.jhtm>.
MEISTER, Jeane. C; WILLYERD, karie. O ambiente de trabalho de 2020: Como as empresas innovadoras atraem, desenvolvem e mantêm os funcionarios do futuro nos dias de hoje. Rio de Janeiro: Alta Books, 2013.

 

Last modified: 3 de janeiro de 2020

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