Internet: um recurso valioso para o aprendizado organizacional

8 de janeiro de 2019

Internet: um recurso valioso para o aprendizado organizacional

O Boletim RH deste mês pretende provocar uma importante reflexão sobre a internet e o aprendizado organizacional que pode-se promover em nas organizações por meio dela. Sempre reforçamos em nossos conteúdos que o “conhecimento esta disponível, porém, é preciso acessá-lo”.

São inúmeros os sites que disponibilizam conhecimentos de qualidade e gratuitos, por onde é possível desenvolver novas competências técnicas e comportamentais, sempre alinhadas com as demandas do mercado empresarial.

Por várias vezes, em nossos Boletins elaboramos matérias informando sobre estas possibilidades. Já falamos por aqui do Veduca, do Coursera, do Duolingo, já trouxemos dicas de diversos cursos gratuitos, desenvolvidos por estas e outras instituições.

Relembrando rapidamente,…

… o Veduca é uma plataforma de educação à distância, com conteúdos em formato de vídeo aulas, aberto e gratuito. As vídeo aulas são de instituições de renome no mercado como USP, UNICAMP, dentre outras. Os cursos podem ser certificados e o preço é bem acessível.

O site do Coursera foi fundando em 2012 por dois professores da Stanford Computer Science que queriam compartilhar seus conhecimentos e habilidades com o mundo. Os professores disponibilizaram seus cursos online, através da plataforma, onde qualquer um, em qualquer lugar, tem a possibilidade de aprender e ganhar credenciais (certificações) das principais universidades e provedores de educação do mundo.

Duolingo é um plataforma de ensino de idiomas que compreende um site, aplicativos para diversas plataformas e também um exame de proficiência digital. O Duolingo está disponível na Web,  iOS, Android, Windwos Phone.

Você conhece o TED?

TED (Technology, Entertainment, Design), corresponde a  uma série de conferências realizadas na Europa, na Ásia e nas Américas pela Fundação Sapling, dos EUA, destinadas à disseminação de ideias. Pode-se dizer que a missão desta organização sem fins lucrativos gira em torno do seu mantra “Ideias que merecem ser disseminadas”. A iniciativa do grupo se deu em 1984, e a primeira conferência aconteceu em 1990. Originalmente influenciada pelo Vale do Silício, sua ênfase era tecnologia e design, mas com o aumento da popularidade os temas abordados passaram a ser mais amplos abrangendo quase todos os aspectos de ciência e cultura.

Como o RH pode se apropriar do conhecimento destes e outros sites?

Esta pergunta pode ter infinita respostas, não há limite para a criatividade. As organizações podem criar grupos de estudos, mediados por profissionais da própria empresa. Podem criar um percurso formativo para os colaboradores, dentro das competências que precisam desenvolver. O importante é desenvolver estratégias de baixo custo, ou custo zero, que viabilizem o aprendizado organizacional.

Além disso, o RH podem criar uma estratégia de compartilhamento de informações que permitam o desenvolvimento dos colaboradores, podendo alcançar até os seus familiares. O importante é tornar acessível informações que permitam o desenvolvimento humano, seja isso dentro ou fora da organização.

Muitos profissionais de RH se sentem frustrados diante da ausência de recursos para promoverem ações que viabilizem o desenvolvimento humano, mas com o uso da criatividade muitos projetos interessantes podem surgir com o uso da informação disponível nos ambientes virtuais.

———————————————————————————————————————

Elaborado por: Aline Fonseca

Coordenadora do Programa PADES Sindilurb /Docente no MBA SENAC Minas / Pesquisadora/ Consultora

Last modified: 3 de janeiro de 2020