RH que aprende | O sete príncipios da Felicidade |

31 de janeiro de 2019

Em sequência ao Boletim RH anterior, vamos abordar hoje os sete princípios da Felicidade, propostos por Shawn Achor  no livro ” O jeito de Harvard de ser feliz”.

Os sete princípios da Felicidade

Princípio 1: O benefício da felicidade

O primeiro princípio é “O benefício da felicidade”, que aborda as diferenças que existem entre os cérebros de pessoas consideradas positivas, negativas ou neutras, enfatizando que é possível promover transformações e alcançar um cérebro positivo.

“Como o cérebro positivo possui uma vantagem biológica em relação ao cérebro neutro ou negativo, este princípio nos ensina como retreinar o cérebro para capitalizar a atitude positiva e melhorar nossa produtividade e desempenho.” (ACHOR, 2013)

Princípio 2: O ponto de apoio e a alavanca

O segundo princípio proposto por Shawn é “O ponto de apoio e alavanca”, que aborda a importância da atitude mental para promover mudanças no comportamento humano.

“A maneira como vivenciamos o mundo, e a nossa capacidade de prosperar nele, muda constantemente a partir da nossa atitude mental. Este princípio nos ensina como podemos ajustar nossa atitude mental (nosso ponto de apoio) de maneira a nos dar o poder (a alavanca) para atingirmos a realização e o sucesso.”(ACHOR, 2013)

Princípio 3: O efeito tetris

O terceiro principio ” O efeito tetris” propõe que é possível condicionar o cérebro por meio treino a identificar oportunidades.

“Quando o cérebro fica preso a um padrão que foca o estresse, a negatividade e o insucesso, nos condicionamos ao fracasso. Este princípio nos ensina como retreinar o cérebro para que identifique padrões de possibilidade, de forma que possamos perceber – e aproveitar – as oportunidades que encontramos pelo caminho.”(ACHOR, 2013)

Princípio 4: Encontre oportunidades na adversidade

O quarto princípio ” Encontre oportunidades na adversidade”, afirma que nosso cérebro é capaz de encontrar caminhos para superar crises.

“Diante da derrota, do estresse e da crise, o cérebro mapeia diferentes caminhos para nos ajudar a sobreviver às adversidades. Este princípio diz respeito a encontrar o caminho mental que não só nos tira do fracasso ou do sofrimento, mas também nos ensina a sermos mais felizes e mais bem-sucedidos graças a ele.” (ACHOR, 2013)

Princípio 5: O círculo de zorro

O quinto princípio ” O círculo de zorro”, trata da influência das emoções na lógica cerebral do indivíduo. Conforme este princípio é possível retomar o controle das emoções.

“Quando nos vemos em dificuldades e nos sentimos sobrecarregados, nossa lógica cerebral pode ser dominada pelas emoções. Este princípio nos ensina a retomar o controle concentrando-nos primeiro em metas pequenas e factíveis e só depois expandindo gradativamente o nosso círculo para atingir metas cada vez maiores.”(ACHOR, 2013)

Princípio 6: A regra dos 20 segundos

O princípio ” A regra dos 20 segundos” demonstra como é possível substituir  hábitos ruins por bons hábitos.

“Muitas vezes sentimos ser impossível manter uma mudança por muito tempo porque nossa força de vontade é limitada. E quando nossa força de vontade falha, voltamos aos nossos velhos hábitos e sucumbimos ao caminho da menor resistência. Este princípio mostra como, por meio de pequenos ajustes de energia, é possível redirecionar o padrão da menor resistência e substituir maus hábitos por bons.” (ACHOR, 2013)

Princípio 7: Investimento social

O princípio ” Investimento social”, evidencia a importância dos relacionamentos entre amigos, colegas e demais pessoas como algo positivo para o ser humano, Shawn chama de rede de apoio.

“Diante de dificuldades e estresse, algumas pessoas escolhem se isolar e se retirar para dentro de si mesmas. Mas as pessoas mais bem-sucedidas investem nos amigos, colegas e parentes para continuar avançando. Este princípio nos ensina como investir mais em um dos mais importantes fatores preditores de sucesso e excelência – nossa rede social de apoio.”(ACHOR, 2013)

No próximos Boletins abordaremos com mais detalhes cada um destes princípios propostos por Shawn Achor no livro ” O jeito Harvard de ser feliz”. Vale ressaltar, o quanto consideramos este asssunto relevante para a promoção do bem estar no ambiente de trabalho.

Elaborado por: Aline Fonseca

Coordenadora do Programa PADES SINDILURB