Janeiro Branco e a Saúde mental no ambiente corporativo

13 de janeiro de 2021

Saúde Mental no ambiente corporativo

No mês de janeiro acontece a campanha brasileira conhecida como Janeiro Branco. A campanha tem como objetivo chamar a atenção para o tema da Saúde Mental.

Janeiro foi escolhido para essa campanha porque é o mês em que as pessoas estão mais focadas no planejamento e definição de metas para o novo ano que se inicia.

É um período em si muito simbólico e que traz uma oportunidade de reflexão e de novos projetos. A transição de um ano para outro, marca o fechamento de um ciclo para início de outro. Contudo, é muito comum que passados alguns dias do ano que se iniciou, as pessoas voltem aos seus padrões de rotina habituais. E assim, as metas traçadas caem por terra, antes mesmo de serem implementadas. Esse período pode ser vivenciado por algumas pessoas com bastante ansiedade e frustação. Portanto, o momento é muito pertinente para se falar sobre saúde mental.

Com a ocorrência da pandemia do Covid-19, a temática em torno da saúde mental ganhou maior amplitude. No entanto, esse é um assunto que merece nossa atenção sempre, pois cuidar da saúde mental é cuidar da vida.

É necessário abordar também sobre a importância da saúde no contexto organizacional, pois, sabemos que trabalhos realizados em condições inadequadas e em um ambiente desagradável podem gerar adoecimento.

Um colaborador insatisfeito e que trabalha em condições desfavoráveis, diminui sua produtividade além de ter o seu relacionamento com colegas de trabalho e liderança prejudicados. Dessa forma, cada vez mais torna-se fundamental que as empresas se atentem para os cuidados com a saúde dos seus colaboradores e busquem implementar programas voltados para o bem-estar dos mesmos.

Uma empresa que se preocupa com a saúde e qualidade de vida dos seus trabalhadores, constrói uma imagem mais favorável no mercado e ganha uma vantagem competitiva entre as demais.

Nosso corpo e mente estão interligados, e, portanto, é preciso cuidar da nossa saúde como um todo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a mera ausência de doença ou enfermidade”. Acrescenta ainda que a “saúde mental é um estado de bem-estar no qual um indivíduo realiza suas próprias habilidades, pode lidar com as tensões normais da vida, pode trabalhar de forma produtiva e é capaz de fazer contribuições à sua comunidade”. Nesse sentido, a promoção da saúde no geral, está relacionada ao desenvolvimento de ações que permitam às pessoas adotar e manter estilos de vida saudáveis e que lhes proporcionem prazer.

Ainda segundo os dados da OMS, o Brasil tem a maior prevalência de ansiedade no mundo, com um percentual de 9,3% da sua população e a maior prevalência de depressão da América Latina. A doença afeta 4,4% da população mundial e 5,8% dos brasileiros. Tais dados são significativos pois, os transtornos mentais são grandes causadores de afastamentos do trabalho. A construção de programas voltados para a promoção da saúde no ambiente corporativo contribui para a mudança dessa situação, ajudando a diminuir a ocorrência de adoecimento no trabalho, o que leva a reflexos positivos que se estendem também para outras áreas da vida de uma pessoa, não somente a profissional.

Os gestores precisam ser capacitados para perceber alguns indícios de adoecimento por parte de seus funcionários e avaliar fatores que podem estar interferindo no seu trabalho. Da mesma forma, os colaboradores precisam sentir que têm abertura para comunicar quando algo não estiver bem e possam contar com um suporte emocional no trabalho, caso necessitem.

Elaborado por: Aline Fonseca | Coordenadora do Programa PADES do SINDILURB

Referências
- OPAS/OMS apoia governos no objetivo de fortalecer e promover a saúde mental da população. Disponível em:
- Aumenta o número de pessoas com depressão no mundo. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5354:aumenta-o-numero-de-pessoas-com-depressao-no-mundo&Itemid=839

Last modified: 13 de janeiro de 2021