SÉRIE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL | Nov. 2019 | Motivação: o terceiro componente da inteligência emocional|

13 de dezembro de 2019

De acordo com a psicologia e outras ciências humanas, a motivação corresponde a uma condição do organismo que influencia a direção de um comportamento. Ou seja, compreende um impulso que leva a ação.

De acordo com Daniel Goleman, uma das caraterísticas comuns a praticamento todos os verdadeiros grandes líderes é a motivação.

Eles são orientados a superar as expectativas – próprias ou alheias. São movidos por conquistas. Muitos são estimulados por fatores externos – como um bom salário ou cargo – ou por trabalhar em uma empresa de prestígio. Por outro lado, pessoas com potencial de liderança são motivadas pelo desejo de realização, o simples prazer da conquista. (GOLEMAN, 2019)

Como identificar profissionais motivados?

• Pessoas motivadas são apaixonadas pelo trabalho;
  • Pessoas motivadas buscam desafios criativos;
  • Pessoas motivadas adoram aprender e se orgulham de um trabalho bem-feito;
  • Pessoas motivadas apresentam uma disposição incansável para executar tarefas cada vez melhor;
  • Pessoas motivadas costumam parecer descontentes com o status quo, estão sempre questionando o estado atual das coisas, sempre buscam explorar  novas abordagens para o trabalho.

Outra ponderação importante colocada por Goleman (2019), é que aquele profissional que combina autoconhecimento com motivação conhece seus limites , porém não se contenta com metas fáceis, precisa se sentir desafiado. Além disso, no que se refere ao autocontrole, pessoas motivadas continuam otimistas quando as coisas não  dão certo. Neste caso, o autocontrole soma-se a motivação para que o individuo consiga superar a frustração e a tristeza decorrente de uma situação de fracasso.

Executivos que tentam identificar altos níveis de motivação em seus subordinados podem buscar uma última evidência: comprometimento com a organização. Quando as pessoas amam o trabalho que fazem geralmente se sentem comprometidas com a organização que possibilita isso. Funcionários comprometidos quase sempre permanecem na empresa, mesmo quando recebem propostas com salários mais altos. (GOLEMAN, 2019)

Por que a a motivação por conquistas se traduz em uma liderança forte?

Pessoas motivadas estabelecem altos padrões para si mesmas e com toda certeza farão o mesmo para a organização ao qual fazerem parte se assim o seu cargo permitir. Outra questão importante que deve ser evidenciada, é que o desejo de bater metas e a curiosidade para saber o quão bem estão se saindo pode ser contagiante e pode se difundir por toda a organização. Líderes que apresentam estas características provavelmente formaram equipes de gestores que apresentem estes traços. (GOLEMAN, 2019)

Otimismo e comprometimento são fundamentais para a liderança – imagine comandar uma organização sem estas características?

Aline Fonseca – Coordenadora do Programa PADES do Sindilurb

Fonte: HBR's 10 Must Reads: on emotional Intelligence (2015)/ 10 Leituras essenciais de Harvard Business Review (2019).

Last modified: 13 de dezembro de 2019