SINDICATO DAS EMPRESAS DE COLETA, LIMPEZA E INDUSTRIALIZAÇÃO DE RESÍDUOS DE MINAS GERAIS

GESTÃO DE PROJETOS | Abr. 2019 – | A equipe de projetos |

16 de abril de 2019

No Boletim Gestor deste mês daremos continuidade ao conteúdo sobre Gestão de Projetos. Nesta edição iremos abordar  o conceito de equipe de projeto , deixando bem claro quais são os papéis de cada um dentro de um empreendimento que nos levará a um determinado resultado.

A equipe de projetos

A quantidade de pessoas em uma equipe de projetos, pode variar de acordo com o tamanho do projeto. Um projeto pode ter uma única pessoa envolvida, como centenas ou milhares. Porém, não existem projetos estritamente individuais, sempre haverá a contribuição de alguma pessoa, área o departamento.

A equipe de projeto é um grupo de pessoas que se combinam e se sucedem ao longo do ciclo de vida. A equipe de projeto não é uma entidade monolítica, formada por um gerente e um grupo de pessoas, mas uma constelação de grupos que representam diferentes interesses: equipe do cliente e dos fornecedores principais, equipes de outros fornecedores etc. A equipe não nasce pronta. Pode começar com apenas uma pessoa ou pequeno grupo, que tem a responsabilidade de preparar a primeira versão do plano do projeto. Em seguida, outras pessoas são agregadas, de diferentes áreas funcionais. À medida que o projeto avança, a liderança da equipe pode mudar, passando de uma para outra área ou unidade, conforme a responsabilidade pela condução dos trabalhos (MAXIMIANO, 2014, p.175).

Segundo o PMBOK (2013) a equipe de projeto é composta pelo gerente de projeto e o grupo de pessoas que atuam em conjunto na execução do trabalho do projeto para alcançar os objetivos e metas. As equipes de projetos incluem papéis e responsabilidades como:

Pessoal de gerenciamento de projetos: membros que executam atividades de gerenciamento do projeto (cronogramas, orçamentos, emissão de relatórios, atividades de controle, comunicações, gerenciamento de riscos, suporte administrativo).

Recursos humanos do projeto: membros da equipe que executam o trabalho planejado, ou seja, de criação das entregas do projeto.

Especialistas de suporte: membros que executam as atividades exigidas para o desenvolvimento ou execução do plano de gestão do projeto (contratações, gerenciamento financeiro, logística, jurídica, de segurança, engenharia, qualidade, etc.)

Representantes de usuários e clientes: membros da organização que podem atuar como representantes ou pessoas de contato para garantir a coordenação apropriada, orientar sobre os requisitos ou mesmo validar a aceitabilidade dos resultados do projeto.

Vendedores: membros de empresas externas que assinam contrato para fornecimento de componentes ou serviços necessários ao projeto (vendedores, fornecedores, contratadas).

Membros Parceiros de negócio: membros de organizações de parceiras de negócio podem ser designados como membros da equipe de projetos para garantir a coordenação adequada do projeto.

Parceiros de negócio: empresas externas, com uma relação especial com a empresa. Podem fornecer consultoria especializada ou desempenhar um papel específico como instalação, personalização, treinamento ou suporte.

Segundo o PMBOK (2013) equipes de projetos podem ser dedicadas ou de tempo parcial. Em equipes dedicadas todos os membros de projeto trabalham no projeto em regime de tempo integral. Já nas equipes de tempo parcial, os membros são destinados ao projeto de modo parcial, continuando a desempenhar suas atividades e funções convencionais na organização.

Para complementar o assunto, veja o breve artigo que selecionamos no site  Harvard Business Review Brasil sobre o Gerenciamento de projetos com foco no ser humano, é de 2014, mas seu conteúdo ainda é bem atual.

Clique aqui e seja direcionado ao conteúdo complementar.


Referências

MAXIMIANO, A. C. A. Administração de projetos: Como transformar ideias em resultados. São Paulo, Atlas, 2014.

PMI. Guia do conhecimento em Gerenciamento de Projetos, 5ª Edição, 2013.

PMI; Um Guia de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos. 6. ed. Pensivâlnia, Project Management Institute, 2017.

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Elaborado por: Aline Fonseca

Coordenadora do Programa PADES Sindilurb / Docente no MBA SENAC Minas / Pesquisadora/ Consultora Empresária

Last modified: 16 de abril de 2019

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