GESTÃO DE PROJETOS | Fev. 2019 – | Grupos de Processos e áreas de conhecimento da Gestão de projetos |

6 de fevereiro de 2019

Grupos de Processos e áreas de conhecimento do Gestão de projetos

O Boletim Gestor deste mês dará continuidade à série anterior. Vamos continuar com breves inserções sobre a Gestão de Projetos , para motivar, você gestor do segmento de limpeza urbana, a desenvolver novos aprendizados sobre  está área que consideramos muito importante para o sucesso do seu negócio.

Estruturação do Guia de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos

O PMBOK  6ª edição está estruturado em diversos processos gerenciais. Cada processo pertence a um grupo de processos gerenciais do projetos e também a uma área de conhecimento específica. Os grupos de processos são:

• Grupos de processos de iniciação: são aqueles processos onde são realizados determinadas ações para definir um novo projeto ou uma nova fase de um projeto já existente. Para tanto, neste grupo de processos ocorre a formalização e autorização para iniciar um novo projeto ou fase (PMBOK, 2017).
  • Grupos de processos de planejamento: os processos de planejamento são os processos necessários para definir o curso de ação do projeto, ou seja, o escopo do projeto, refinamento dos objetivos e definição da linha de ação necessária para alcançar os objetivos para os quais o projeto foi criado (PMBOK, 2017).
  • Grupos de processos de execução: os processos de execução são realizados para concluir o trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto, de modo a satisfazer os requisitos do projeto (PMBOK, 2017).
  • Grupos de processos de monitoramento e controle: são os processos exigidos para acompanhar analisar e controlar o progresso e o desempenho do projeto, afim de identificar necessidades de mudança e inicia-las (PMBOK, 2017)
  • Grupos de processos de encerramento: os processos de encerramento são aqueles realizados para concluir ao fechar formalmente um projeto fase ou contrato PMBOK, 2017).

As áreas de conhecimento do Guia PMBOK são 10, sendo elas: Gerenciamento da Integração, Gerenciamento do Escopo, Gerenciamento do Cronograma, Gerenciamento dos custos, Gerenciamento da Qualidade, Gerenciamento dos Recursos, Gerenciamento da Comunicação, Gerenciamento dos Riscos, Gerenciamento das Aquisições, e Gerenciamento das Partes Interessadas.

• Gerenciamento da integração do projeto: inclui os processos e atividades necessárias para identificar definir combinar unificar e coordenar os vários processos e atividades de gerenciamento de projetos nos grupos de processos de gerenciamento de projetos (PMBOK, 2017, p. 23). Está área de conhecimento promove a integração dos conhecimentos pertencentes as diversas áreas do projeto, que possuem relação de dependência.
  • Gerenciamento do escopo do projeto: inclui os processos necessários para assegurar que o projeto contempla todo o trabalho necessário e apenas o necessário para que o mesmo termine com sucesso (PMBOK, 2017, p.23).
  • Gerenciamento do Cronograma do projeto: Inclui os processos necessários para gerenciar o término pontual do projeto (PMBOK, 2017), ou seja, conforme o planejado.
  • Gerenciamento dos custos do projeto: inclui os processos envolvidos em planejamento estimativas orçamentos financiamentos gerenciamento e controle dos custos de modo que o projeto possa ser terminado dentro do orçamento aprovado (PMBOK, 2017, p. 24), ou seja, estes processos dessa área de conhecimento auxiliam na busca de recursos financeiros para o projeto, bem como o orçamento necessário para entrega-lo com êxito e dentro das estimativas planejadas.
  • Gerenciamento da Qualidade do projeto: são os processos necessários para incorporação da política de qualidade da organização com relação ao planejamento gerenciamento e controle dos requisitos de qualidade do projeto e do produto para atender as expectativas das partes interessadas (PMBOK, 2017, p. 24).
  • Gerenciamento dos Recursos do projeto: gerenciamento dos recursos do projeto inclui os processos para identificar adquirir gerenciar os recursos necessários para a conclusão bem-sucedida do projeto (PMBOK, 2017, p.24). São considerados neste conceito de recursos: recursos humanos, equipamentos, materiais e serviços para entrega do projeto.
  • Gerenciamento das Comunicações do projeto: são os processos necessários para assegurar que as informações do projeto sejam planejadas, coletadas, criadas distribuídas, armazenadas, recuperadas, gerenciadas, controladas, monitoradas e finalmente organizadas de maneira oportuna e apropriada (PMBOK, 2017, p. 24), para aqueles que delas necessitam.
  • Gerenciamento dos riscos do Projeto: inclui os processos de condução de planejamento, identificação e análise de gerenciamento de riscos, planejamento de respostas, implementação de respostas e monitoramento de risco em um projeto (PMBOK, 2017, p. 24).
  • Gerenciamento das Aquisições do Projeto: inclui os processos de necessários para comprar ou adquirir produtos serviços ou resultados externos a equipe do projeto (PMBOK, 2017, p.24), ou seja, é a área de conhecimento que supre as necessidades de recursos do projeto.
  • Gerenciamento das Partes Interessadas do projeto: Inclui os processos exigidos para identificar as pessoas, grupos ou organizações que podem impactar ou ser impactadas pelo projeto, promovendo a análise de suas expectativas e seu impacto no projeto, de modo a desenvolver estratégias de gerenciamento apropriadas para o seu engajamento (PMBOK, 2017).

No próximo Boletim traremos uma visão geral do ambiente de projetos.

REFERÊNCIAS

PMI; Um Guia de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos. 6. ed. Pensivâlnia, Project Management Institute, 2017.

Elaborado por: Aline Fonseca

Coordenadora do Programa PADES Sindilurb / Docente no MBA SENAC Minas / Pesquisadora/ Consultora Empresarial

Last modified: 21 de março de 2019