GESTÃO DE PROJETOS | Maio. 2019 | O gerente de projetos |

5 de maio de 2019

Para fechar a Série sobre Gestão de Projetos, o Boletim deste mês irá abordar o tema “Gerente de projetos”. É de sua importância compreender as responsabilidades e papéis deste profissional dentro da gestão dos empreendimentos organizacionais.

O gerente de projetos é a pessoa delegada pela organização executora do projeto para liderar a equipe responsável por alcançar os objetivos propostos pelo projeto, seu papel se distingue de um gerente funcional ou de operações (PMBOK, 2013).

Os gerentes de projetos são responsáveis pelo atendimento de necessidades: de tarefas, necessidades de equipe, e necessidades individuais. Como o gerenciamento de projetos é uma disciplina estratégica crítica, o gerente de projetos torna-se o elo entre a estratégia e a equipe. Os projetos são essenciais para o crescimento e sobrevivência das organizações. Os projetos criam valor na forma de processos de negócios melhorados, são indispensáveis no desenvolvimento de novos produtos e serviços, e tornam mais fácil para a companhia responder às mudanças relativas ao ambiente, à concorrência, e de mercado. Assim sendo, o papel do gerente de projetos torna-se cada vez mais estratégico.  (PMBOK, 2013, p,17).

Para desempenhar bem o papel de gerente de projetos, o Guia PMBOK (2013) sugere três competências essenciais para o bom desempenho da função de gerência do projeto.

• Competência Conhecimento: Essa competência refere-se ao que gerente de projetos sabe sobre as práticas de gerenciamento de projetos.
  • Desempenho: Essa competência refere-se à capacidade do gerente de projetos em aplicar seus conhecimentos sobre gerenciamento de projetos.
  • Pessoal: Essa competência refere-se ao comportamento do gerente de projetos (atitudes, personalidade, liderança).

Maximiano (2014) delineia um panorama geral das responsabilidades principais do gerente de projetos, que são comuns na maioria das situações. O autor agrupa essas responsabilidades em papéis, conforme abaixo.

O principal papel do gerente de projetos é o de planejador. E como afirma Maximiano (2014, p. 245) “ nunca é demais insistir no processo de planejamento como o mais importante da administração de projetos”. A principal tarefa do gerente de projetos planejador é assegurar a preparação do projeto, garantindo a qualidade técnica (ferramentas e técnicas), recursos liberados e consenso de todos as partes interessadas relevantes no projeto (Maximiano, 2014).

Em relação ao papel de organizador, Maximiano (2014) afirma que o gerente de projetos deve prever e mobilizar os meios, especialmente as pessoas, para executar o projeto. Quanto ao papel de administrador de pessoas, “ o gerente de projetos lida com competências, corações e mentes das equipes” (Maximiano, 2014, p. 247), atua na dimensão humana e comportamental, lidando com pessoas e as tratando como tal, e não como meros recursos do projeto.

Quanto ao papel de administrador de interfaces, o gerente de projetos necessita durante todo o projeto articular acordos, buscando soluções em prol do projeto. Segundo Maximiano (2014) administrar de maneira eficiente as interfaces do projeto é uma forma de elevar suas probabilidades de sucesso. “Grande parte da qualidade do planejamento, organização e outras funções do projeto depende muito mais da articulação de acordos do que da sofisticação das técnicas” (MAXIMIANO, 2014, p.248).

Para Maximiano (2014) o papel de administrador de tecnologias envolve as atividades, responsabilidades e decisões do gerente dentro do domínio técnico do projeto. Quanto ao papel de implementador, o gerente de projetos faz o projeto acontecer, ou seja, funções e atividade de execução e correção de planos, garantia de suprimentos, comunicação, avaliação de desempenhos, etc. E, por fim, o papel de formulador de métodos é o papel de buscar metodologias adequadas para o gerenciamento do projeto.

Pode-se observar que gerir um projeto requer competências, habilidades e comportamentos específicos para o gestor de projetos. Sob este profissional existem muitas expectativas e também pressão por resultados, portanto, é de grande relevância que a organização se responsabilize em preparar seus profissionais para a realização de projetos bem-sucedidos.

Assista ao vídeo abaixo, nosso conteúdo completamentar sugerido para elevar seu conhecimento sobre o perfil do gerente de projetos. O vídeo foi desenvolvido por Ricardo Vargas, uma referência em Gestão de Projetos no Brasil e no mundo.

Referências

MAXIMIANO, A. C. A. Administração de projetos: Como transformar ideias em resultados. São Paulo, Atlas, 2014.

PMI. Guia do conhecimento em Gerenciamento de Projetos, 5ª Edição, 2013.

PMI; Um Guia de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos. 6. ed. Pensivâlnia, Project Management.

-------------------------------------------------------------------------------------
Elaborado por: Aline Fonseca

Coordenadora do Programa PADES Sindilurb / Docente no MBA SENAC Minas / Pesquisadora/ Consultora Empresária

Last modified: 5 de maio de 2019