REUNIÕES EFICAZES | Junho. 2019 | Construindo espaços para diálogos sinceros nas reuniões organizacionais |

28 de junho de 2019

Recentemente, em busca de conteúdos relevantes para a realidade de sua empresa, encontramos uma matéria muito interessante na Harvard Business Review sobre reuniões. O tema do artigo “Transforme as reuniões em um espaço para diálogos sinceros”, escrito por Paul Axtell em maio de 2019, sugere maneiras de construir estes espaços. O objetivo do conteúdo é propor um espaço onde as pessoas realmente queiram estar.

Conforme o artigo, para se criar reuniões satisfatórias para todos os envolvidos é preciso criar um espaço seguro o suficiente para que as pessoas falem o que pensam. É preciso criar espaço para a liberdade, a franqueza e a qualidade da conversa, com foco em dar mais permissão e oferecer maior segurança.

Mais permissão…

Construir um espaço para o diálogo aberto não é fácil, e a postura do líder contará muito neste processo. Como afirma a matéria da revista, “(…) A permissão para falar ou pedir qualquer tipo de coisa é inestimável. Isso nos permite expressar-nos plenamente: buscar o que queremos, dar feedback, discutir nossos problemas quando acharmos necessário.”

É preciso criar um espaço para reuniões sem segredos, dando a equipe a permissão de demonstrar sinceridade, sem frear ou censurar as próprias ideias. Além disso, por parte dos ouvintes, é preciso a escuta respeitosa, onde cada um, em seu momento de fala se sinta seguro e respeitado.

Construir o espaço para permissão é algo que deve ser feito logo no início, e conforme Axtell (2019), “ é melhor tocar na questão diretamente em vez de supor que ela está subentendida”.

Para o autor duas perguntas-chave auxiliam neste processo:

• Que permissão você gostaria do grupo para poder liderar de forma eficaz?
  • Que permissão o grupo precisa de você para participar com êxito?

É papel do líder auxiliar nesta construção, para tanto, ele deve:

Como salienta Axtel (2019), é preciso pedir permissão antes de fazer comentários. Para o autor esta atitude auxilia na receptividade dos comentários que irão surgir, ou seja, “ajudará a garantir que os comentários não sejam encarados como ameaças e sejam recebidos com mais atenção”.

Construção de um espaço seguro para o diálogo sincero

A confiança no ambiente de reunião está relacionada às experiências anteriores, portanto, caso estas experiências tenha sido desagradáveis é preciso construir um novo espaço. Neste espaço que se pretende construir, é preciso que todos tenham em mente que serão ouvidos, valorizados e respeitados em seus comentários.

“(…) quando as pessoas sentem que seus comentários serão ouvidos e tratados com respeito, há uma chance maior de que fiquem mais vulneráveis e falem exatamente o que estão pensando. As conversas se tornam mais amplas e profundas quando todos estão envolvidos e se sentem seguros o suficiente para falar o que pensam. “ (Axtell, 2019)

Confira o artigo na íntegra no site da Harvard Business Review. Sabemos o quão importante é a construção destes espaços sinceros dentro das organizações. Já pensou como pode ser favorável construir um espaço onde as pessoas se sintam seguras psicologicamente para estabelecer diálogos sinceros e respeitosos? O seu negócio só tem a ganhar.

Aline Fonseca – Coordenadora do Programa PADES do Sindilurb

Fonte: Transforme as reuniões em um espaço para diálogos sinceros. Disponível em: https://hbrbr.uol.com.br/transforme-as-reunioes-em-um-espaco-para-dialogos-sinceros/

Last modified: 28 de junho de 2019