RH que APRENDE | Maio./2018: As forças que moldam o ambiente de trabalho do futuro – continuação – |

30 de maio de 2018

FORÇAS QUE MOLDAM O AMBIENTE DE TRABALHO DO FUTURO (continuação)

FORÇA 6 e FORÇA 7

Como tratado no Boletim RH do mês anterior, existem dez forças que já influenciam sobremaneira o ambiente de trabalho do futuro. Na edição passada conhecemos três forças, a Força 3, que corresponde a Globalização, a Força 4 Ambiente de Trabalho Digital e a Força 5 Onipresença da Tecnologia Móvel. Nesta sequência vamos abordar a Força 6 – Cultura de Conectividade e a Força 7, Sociedade Participativa.

Força 6: Uma cultura de conectividade

Cada vez as pessoas estão conectadas, independentemente de onde se esteja fisicamente, no trabalho, em casa, de férias, em um restaurante ou na igreja. Cada vez mais as vidas pessoal e profissional dos indivíduos estão embaralhadas em uma única e ampla conversa. Quanto mais aparelhos carregam em seus arsenais, melhor. Segundo dados do IDC, atualmente os hiperconectados representam 16% da força de trabalho e vão chegar a 40% nos próximos anos.

O ambiente hiperconetado trará grandes desafios aos gestores de recursos humanos. Eles precisarão compreender sobre esses assuntos e seus impactos sobre vários segmentos da força de trabalho para mapear uma estratégia sobre como administrar a Hiperconectividade no local de trabalho. Além disso, a Hiperconectividade está se tornando assunto de negócios. Um estudo da McKinsey descobriu que as empresas estão fazendo uso da mídia social para se dirigirem a uma variedade de colaboradores:

• 41% das empresas usam mídia social para propósitos internos;
  • 34% das empresas se conectam com os clientes através da mídia social;
  • 25% das empresas trabalham com parceiros e fornecedores externos usando a mídia social.

As empresas que adotaram com sucesso a mídia social entendem que os funcionários estão procurando maneiras mais inteligentes de trabalhar; se as ferramentas da mídia social conseguem ajudá-los a realizar isso, os funcionários vão adotá-las como parte do fluxo de trabalho natural. Considerando que estamos nos estágios iniciais do mundo da Hiperconectividade, os desafios permanecem: há sistemas múltiplos, senhas múltiplas e informações armazenadas em lugares que nem sempre podem ser conectados. (MEISTER; WILLYERD; 2013, p.30)

O desafio é tão importante que as empresas estão formando equipes multifuncionais para analisar como e por que apoiar uma força de trabalho hiperconectada.

Força 7: A sociedade participativa

As empresas estão se apropriando cada vez mais da colaboração e do compartilhamento do conhecimento para obter melhorias em seus resultados. Estão criando uma tendência social na qual utilizam a tecnologia para conseguir o que precisam dos outros ao invés de utilizar as formas tradicionais. Esta nova abordagem pode ser chamada da “ Revolução da contribuição”, onde as empresas valem-se da criatividade de seus clientes e transformam o conhecimento adquirido em produtos e serviços novos, além da melhoria que podem implementar nos resultados.

E você gestor de RH, como estas forças tem impactado a realidade do seu negócio? Uma coisa é certa, é preciso se antecipar e se adaptar, aqueles que o fizerem considerando as influências do ambiente em constante transformação terão mais chances de sucesso e adaptabilidade.

Acesse esse conteúdo no formato de Boletim em pdf

Last modified: 4 de janeiro de 2020