Direção econômica – Migrando para uma cultura com foco na eficiência energética e consciência ambiental

20 de setembro de 2020

Com este mercado cada vez mais competitivo e acirrado as organizações precisam buscar formas de diferenciação. A diferenciação em custos pode trazer vantagem competitiva às organizações, porém de modo algum podem comprometer a qualidade da prestação de serviços.

Como dito na matéria do mês anterior (Clique aqui e confira) o custo com combustível é o mais alto e pode chegar a 70% ou mais do custo variável de uma operação. Deste modo, não podemos medir esforços para tomar as decisões certas e mais econômicas possíveis , sempre com foco na máxima eficiência energética, transportando o máximo de carga no menor tempo possível e com o mínimo de combustível.

Também não podemos desconsiderar os aspectos ambientais e como estimular uma direção econômica dentro da organização pode impactar diretamente na saúde do meio ambiente.

Curiosidade…

Um motor a diesel libera para atmosfera cerca de 2,68 kg de equivalência de CO2 por litro de diesel queimado. Se um
caminhão consome, por mês, 5000 litros de diesel, ele é responsável por liberar 13.4 toneladas/mês de CO2 na atmosfera. (PIGOZZO, 2018)

Pensando sob o aspecto ambiental, a busca pela eficiência energética por meio da direção econômica auxilia as organizações a reduzirem o impacto ambiental causado por sua atividade. Além disso, é um fator de diferenciação que pode e deve ser utilizado para reforçar a imagem corporativa da empresa no mercado e perante seus clientes.

Para que as organizações alcancem transformações significativas e consigam reduzir o consumo de combustíveis o primeiro passo é trabalhar a cultura organizacional. É preciso criar estratégias para engajar todos os colaboradores auxiliando que toda a organização migre para uma cultura que preze pela sustentabilidade e respeito ao meio ambiente.

A educação ambiental dentro da empresa auxiliará na mudança de cultura voltada para redução de desperdícios que impactem significativamente o meio ambiente.

Mas como começar a migrar para uma cultura com base na eficiência energética e consciência ambiental?

1º passo – explore os canais de comunicação da empresa para abordar sempre que possível o assunto da eficiência energética.

• Crie uma programação de posts sobre o assunto para as mídias sociais (isso auxiliará no fortalecimento da imagem corporativa externo à organização);
  • Crie uma programação para comunicação visual nos quadros de avisos da organização onde poderá trazer curiosidades e informações importantes;
  • Se a empresa possuir um jornal de circulação interna é importante estabelecer uma programação de temas que venham a contribuir para a formação desta cultura voltada para a eficiência energética e consciência ambiental;
  • Crie brindes para premiação interna que comuniquem a causa em questão (botons, camisas, copos, bonés com frases de impacto em prol da causa).

2º passo – explore ao máximo ações que possibilitarão aumentar o engajamento das pessoas com a causa da eficiência energética e consciência ambiental:

• Crie um calendário de palestras com foco na educação ambiental e eficiência energética;
  • Crie um canal onde as pessoas possam trazer sugestões para a redução do desperdício no consumo de combustíveis. Participá-las do processo de construção de soluções para o problema pode ser um grande passo para conquistar o engajamento das pessoas. Só  não se esqueça de valorizá-las pessoas por isso, reconheça e valorize. Neste momento pode ser uma boa estratégia presentear o colaborar participante com um brinde sobre o programa em questão.

O caminho é longo, mas aqui já conseguimos trazer algumas dicas que podem inspirar ideias para começar a difundir uma cultura com foco na eficiência energética e consciência ambiental.  O importante é ter em mente que sem o envolvimento dos colaboradores, inclusive do “chão de fábrica”, fica mais difícil de alcançar comprometimento com qualquer causa que a organização se proponha.

Nós do segmento de limpeza urbana precisamos acompanhar as demandas por sustentabilidade, é nosso papel buscar cada vez mais caminhos que coloquem nossas organizações em lugar de destaque evidenciando nossas preocupações com um meio ambiente mais saudável que trará benefícios para toda a sociedade.

Elaborado por: Aline Fonseca – Coordenadora do Programa PADES do SINDILURB

Last modified: 20 de setembro de 2020